Conforme disposto na Portaria no 104, de 25 de janeiro de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378040 Enfermagem
Conforme disposto na Portaria no 104, de 25 de janeiro de 2011, a notificação compulsória é obrigação de todos os profissionais de saúde.
Quando se tratar de doenças, agravos e eventos constan- tes do Anexo II dessa Portaria, deve ser notificada às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) em, no máximo, 24 horas, a partir da suspeita inicial, dentre outras, a seguinte doença:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Discordo, mas a alternativa correta é a letra C

Quando se fala em dengue, subtende-se poder ser qualquer subtipo, e no caso das doenças de Notificação Compulsória Imediata, a doença "dengue" só é notificada em casos específicos: com complicações, na febre hemorrágica, no choque, subtipo 4 e óbito. 

Nos casos simples, ela entra na lista de notificação compulsória geral, vejam:

PORTARIA Nº 104, DE 25 DE JANEIRO DE 2011


§ 1º As doenças, agravos e eventos constantes do Anexo II a esta Portaria, devem ser notificados às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde (SES e SMS) em, no máximo, 24 (vinte e quatro) horas a partir da suspeita inicial, e às SES e às SMS que também deverão informar imediatamente à SVS/MS.

ANEXO II

Lista de Notificação Compulsória Imediata - LNCI

I - Caso suspeito ou confirmado de:

1. Botulismo;

2. Carbúnculo ou Antraz;

3. Cólera;

4. Dengue nas seguintes situações:

- Dengue com complicações (DCC),

- Síndrome do Choque da Dengue (SCD),

- Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),

- Óbito por Dengue

- Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo;




Provavelmente essa prova foi aplicada antes da PORTARIA Nº 1.271, DE 6 DE JUNHO DE 2014 que traz Coqueluxe e Tétano como de notificacao imediata. Se a questao fosse aplicada hoje teria duas alternativas corretas.


Atenção a dengue está na lista I - casos suspeitos!!! Logo a questão está correta. Vou tentar explicar: Na lista está notificar deng4 imediatamente, só que não dá para saber antes do resultado laboratorial sair qual é o tipo, então se existe a suspeita para o tipo 4 também existe para todos os subtipos que o paciente ainda não teve, o jeito é notificar como suspeito e depois quando sair o resultado fazer a confirmação, não pode é perder a oportunidade de notificar. Com os casos de Óbito é a mesma coisa, a pessoa morre com os sintomas mas a confirmação só será feita depois de uns dias, então notifica-se como um caso suspeito. Os casos suspeitos são tão importantes quanto os confirmados, pois a partir deles a vigilância já pode mandar uma equipe na rua do paciente para procurar focos de mosquito, investigar se também há notificação de vizinhos afim de avaliar a necessidade do fumacê no bairro, prevenindo a instalação de um possível surto e a vigilância estadual poderá agir com antecedência, avaliando quantos casos foram confirmados e quantos ainda estão por confirmar. 

Lista de Notificação Compulsória Imediata - LNCI

I - Caso suspeito ou confirmado de:

4. Dengue nas seguintes situações:

- Dengue com complicações (DCC),

- Síndrome do Choque da Dengue (SCD),

- Febre Hemorrágica da Dengue (FHD),

- Óbito por Dengue

- Dengue pelo sorotipo DENV 4 nos estados sem transmissão endêmica desse sorotipo;

Anexo I está a coqueluche

ver portaria 204/2016 http://www.poderesaude.com.br/novosite/images/18.02.16_I.pdf

hoje a resposta correta seria coqueluche,letra a, que deve ser notificada às secretarias estadual e municipal de saúde. tétano só precisa ser notificado à secretaria municipal. e dengue só em caso de óbito, não sendo o caso, é de notificação semanal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo