A midritização se refere

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q950479 Medicina Legal
A midritização se refere
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

"Chama-se de mitridatização o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas. Por outro lado, denominam-se toxicidade a propriedade que tem determinada substância de causar internamente, por efeito químico, um dano a um organismo vivo e intolerância a exaltada sensibilidade de alguns indivíduos a pequenas doses de veneno, algumas delas imperceptíveis noutras pessoas. Sinergismo é a ação potencializadora dos efeitos tóxicos decorrentes da ingestão simultânea de várias substâncias venenosas. E equivalente tóxico, a quantidade mínima de veneno capaz de, por via intravenosa, matar 1 kg do animal considerado.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 318-319.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. D

O examinador utilizou a expressão “midritização”, mas na verdade é mitridatização. 

O examinador nesta questão quis abordar umas das fases do percurso do veneno. O percurso do veneno através do organismo tem as seguintes fases: penetração, absorção, distribuição, fixação, transformação e eliminação. Há algumas situações ou fenômenos que podem ocorrer após a penetração do veneno, tais como: mitridatização, toxicidade, intolerância, sinergismo e equivalente tóxico.

Chama-se de mitridatização, e não midritização, o fenômeno caracterizado pela elevada resistência orgânica aos efeitos tóxicos dos venenos, conseguida através da ingestão repetida e progressiva de substâncias de alto teor venenoso, até alcançar um estágio de resistência não encontrado nas outras pessoas.

Órion, Um rei chamado Mitrídates morreu envenado durante um banquete, e seu filho desde pequeno começou a tomar pequenas doses desse veneno até que quando mais velho deram uma porção grande desse veneno para matá-lo e para a felicidade do jovem rapaz ele não morreu, pois o mesmo estava "vacinado". Legal né? Daí vem o nome Mitridatização.

Só acertei a questão na prova, pq respondi todas as questões da Furmarc, a banca repetiu o tema na questão nesse certame

à ação tegumentar de cáusticos, através de efeitos coagulantes ou liquefacientes, com intenção do agressor em enfeiar a vítima = VITRIOLAGEM

Chapolin, o que vi na wikipédia foi algo diferente, olha só:


Há duas lendas curiosas a respeito de Mitrídates VI do Ponto. Supostamente, sua prodigiosa memória lhe permitia falar vinte e cinco línguas, de modo que podia comunicar-se com cada soldado de seus grandes exércitos no seu próprio idioma. Devido a esta lenda, certos livros que contêm excertos de muitas línguas chamam-se "Mitrídates".


A segunda lenda relata que Mitrídates VI procurou imunizar-se contra um eventual envenenamento, tomando doses crescentes (mas nunca letais) dos venenos de que tinha conhecimento, até que fosse capaz de tolerar até mesmo uma dose mortal. Alguns chamam esta prática de "mitridatismo" (ver Houaiss). Conforme a lenda, após ser derrotado por Pompeu, Mitrídates tentou o suicídio por envenenamento, sem efeito devido a sua imunidade. Teria, então, forçado um de seus servos a matá-lo à espada. Esta história é contada na peça Mitrídates (1673), de Jean Racine, e na ópera Mitridate, re di Ponto (1770), de Mozart.


Qual será a história correta? Mas que é muito interessante, é. Torna mais gosto estudar, tomar conhecimento desse fato histórico. Eu mesmo desconhecia e só fui atrás depois do seu comentário, Chapolin.


Pessoal do Qconcursos, Deus abençoa a todos, a tudo e a cada, concedendo todas as maravilhas.

Continuemos cuidando sempre bem de nós mesmos e dos demais seres.

Fiquemos com Deus.

Abraços.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo