Texto para resolução da questão. ...
O maior cajueiro do mundo.
Por Arthur Veríssimo
A praia do Pirangi do Norte, no litoral do Rio Grande do Norte, guarda uma surpresa e tanto. Uma árvore com galhos por todos os lados domina os olhares de centenas de curiosos. Viajando de carro pela região, parei o veículo e fui conferir. Estava frente a frente com o maior cajueiro do mundo. A árvore cobre uma área de 8.500 metros quadrados. Encantado com tal exuberância, decidi conhecer o interior do parque.
Um grupo de guias contava a história da planta, dando uma aula sobre as propriedades do caju. Segundo os especialistas, o crescimento do megacajueiro se deu por causa de duas mutações genéticas. Em vez de crescer para o alto, seus galhos cresceram para os lados e, com o tempo, devido ao seu próprio peso, cederam e se cruzaram para o solo. Ao tocar a superfície, eles criaram raízes e cresceram como se fossem troncos de outras árvores.
A distância, parecem muitos cajueiros. Um engano: aquele emaranhado de ramos e galhos é uma única árvore. Diz a lenda que o cajueiro foi plantado por um pescador em 1888 e que e nos últimos 30 anos aumentou 3000 metros quadrados. Não existe mais espaço para a planta se expandir, por causa das cercas ao redor. Mais adiante, há a rodovia e as casas dos moradores.
O cajueiro dá frutos nos meses de dezembro a janeiro. Nessa época são colhidos em média 80 mil cajus. No parque há um mirante de 8 metros de onde se tem uma vista alucinante da copa da árvore e o horizonte da praia de Pirangi. No entorno do cajueiro existem dezenas de lojas e quiosques que vendem sucos, lembrancinhas e, obviamente, uma infinidade de doces e guloseimas feitas com caju.
Fonte: Revista Gol. 106 ed. Janeiro, 2011.
Assinale a alternativa em que há dígrafo separável:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa A - fossem
A questão aborda o tema de fonologia, mais especificamente os dígrafos. Os dígrafos são combinações de duas letras que representam um único som. Eles podem ser classificados como inseparáveis, quando as letras que compõem o dígrafo não podem ser separadas na divisão silábica, e separáveis, quando as letras podem ser separadas na divisão silábica.
Para resolver essa questão, é necessário identificar qual das palavras apresentadas possui um dígrafo separável. Vamos analisar cada alternativa:
A - fossem
Correta! A palavra "fossem" contém o dígrafo separável "ss". Na divisão silábica, "fos-sem", o dígrafo "ss" é separado.
B - expandir
A palavra "expandir" contém um dígrafo, mas não é separável. O dígrafo presente é "nd", mas ele não se separa na divisão silábica: "ex-pan-dir".
C - distância
A palavra "distância" possui um dígrafo, mas ele é inseparável. O dígrafo "di" representa o som /dj/ e não se separa na divisão silábica: "dis-tân-cia".
D - adiante
A palavra "adiante" também possui um dígrafo, porém, é inseparável. O dígrafo "di" representa o som /dj/ e não se separa na divisão silábica: "a-di-an-te".
E - galhos
A palavra "galhos" contém um dígrafo inseparável. O dígrafo "lh" representa um único som /ʎ/ e não se separa na divisão silábica: "ga-lhos".
Portanto, a alternativa correta é a A - fossem, porque o dígrafo "ss" é separável na divisão silábica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Duas letras que juntas representam o mesmo fonema
Dígrafo significa “duas letras” (DI=duas/GRAFO=letra). Na língua portuguesa, quando essas duas letras, juntas na mesma palavra, possuem som de uma letra só quando reproduzidas foneticamente, são chamadas de dígrafo.
Dígrafo = 2 grafias (letras) que representa 1 (som)
ex: SC, SÇ, XC, XS, SS, GU, QU, CH, LH, NH, RR,
A questão é de fonologia e quer que identifiquemos a alternativa em que há dígrafo separável. Vejamos:
.
Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema. Na palavra "chave", por exemplo, que se pronuncia "xávi", ocorre o dígrafo "ch".
Dígrafos consonantais: (dígrafos que representam consoantes) lh, ch, nh, rr, ss, qu, gu, sc, sç, xc, xs.
Dígrafos vocálicos: (dígrafos que representam vogais nasais) am, em, im, om, um, an, en, in, on, un.
.
A) fossem.
Certo. Em "fos-sem" há o dígrafo consonantal "ss", que é separável na hora da divisão silábica.
.
B) expandir.
Errado. Em "ex-pan-dir" há dígrafo vocálico "an", que não é separável.
.
C) distância.
Errado. Em "dis-tân-cia" há dígrafo vocálico "an", que não é separável.
.
D) adiante.
Errado. Em "a-di-an-te" há dígrafo vocálico "an", que não é separável.
.
E) galhos.
Errado. Em "ga-lhos" há dígrafo consonantal "lh", que não é separável.
.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo