Você atende um paciente com queixas de dispneia progressiva ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2405494 Medicina
Você atende um paciente com queixas de dispneia progressiva aos esforços e dispneia paroxística noturna e ortopneia. Ao examiná-lo, ausculta um sopro sistólico ao nível do ictus cordis. Assinale a alternativa que apresenta a lesão responsável pelo quadro deste paciente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Insuficiência mitral.

Comentário:

Você atendeu um paciente com dispneia progressiva aos esforços, dispneia paroxística noturna e ortopneia. Esses sintomas são indicativos de congestão pulmonar, frequentemente associada a disfunções cardíacas. Ao examinar o paciente, foi auscultado um sopro sistólico ao nível do ictus cordis, o que sugere uma anomalia valvar.

Para resolver a questão, é necessário entender os sinais e sintomas das principais doenças valvares cardíacas:

Justificativa da alternativa correta:

Insuficiência mitral é a condição em que a válvula mitral não fecha adequadamente durante a sístole, permitindo o refluxo de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Isso provoca aumento da pressão atrial esquerda e congestão pulmonar, levando aos sintomas de dispneia progressiva, dispneia paroxística noturna e ortopneia. O sopro sistólico auscultado ao nível do ictus cordis é característico desta condição.

Alternativas incorretas:

Comunicação interventricular (Alternativa A) é um defeito congênito que permite a passagem de sangue entre os ventrículos direito e esquerdo. Embora possa causar um sopro sistólico, os sintomas respiratórios descritos são menos típicos para esta condição.

Insuficiência aórtica (Alternativa B) envolve a falha da válvula aórtica em fechar adequadamente, levando ao refluxo de sangue para o ventrículo esquerdo durante a diástole. O sopro característico é diastólico, não sistólico, e os sintomas podem incluir dispneia, mas a descrição do padrão de dispneia e o tipo de sopro não correspondem.

Estenose mitral (Alternativa D) é caracterizada pelo estreitamento da válvula mitral, causando dificuldade na passagem de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo durante a diástole. O sopro é diastólico, e não sistólico, como descrito na questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um cenário clínico de um paciente com sintomas de insuficiência cardíaca, como dispneia progressiva aos esforços, dispneia paroxística noturna e ortopneia. A ausculta de um sopro sistólico ao nível do ictus cordis sugere a presença de uma lesão valvar. As opções de resposta oferecem diferentes patologias valvares, e a correta é a alternativa C - Insuficiência mitral. A insuficiência mitral ocorre quando a válvula mitral não fecha adequadamente, permitindo o refluxo de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo durante a sístole. Isso pode levar ao aumento da pressão atrial esquerda e aos sintomas de congestão pulmonar, como os descritos no caso. O sopro sistólico ouvido no ictus cordis é característico da regurgitação mitral, já que o fluxo de sangue turbulento atravessa a válvula mitral incompetente durante a contração ventricular. As outras opções incluem comunicação interventricular (A), que geralmente se apresenta com um sopro holossistólico, mas não necessariamente leva aos sintomas descritos; insuficiência aórtica (B), que típica resulta em um sopro diastólico; e estenose mitral (D), que geralmente produz um sopro diastólico e não um sopro sistólico. Portanto, a insuficiência mitral é a condição que melhor explica o conjunto de sintomas e o achado físico do paciente descrito na questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo