Tendo em vista as regras de concordância, em relação a vocá...
Texto 1
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A confusão com a concordância ocorre, normalmente, porque a pessoa tenta decorar a regra. Aí, na hora de colocar em prática, não sabe como fazer. Mas, se você entender a sentença, tudo fica mais fácil. Vamos aos casos.
1. Quando o número percentual estiver antes do verbo, sem nenhum complemento, o verbo vai concordar com o número: “Apenas 11% aprovam o sistema judiciário brasileiro”
2. Quando o número percentual estiver com o complemento do percentual, o verbo concorda com este último. Confira dois exemplos:
“Este ano, 32% da verba será para a educação”
“Atualmente, 87% dos entrevistados julgam pertinente a mudança na lei”
3. Quando o número percentual estiver especificado com um pronome, por exemplo, o verbo faz concordância com o número: “Esses 41% do montante serão divididos entre os familiares”
Fonte: http://noticias.r7.com/blogs/portugues-de-brasileiro/concordancia-com-numero-percentual-20140506/
LETRA E
a) Na linha 2, o adjetivo “mundiais” pode ser flexionado também no singular, pois ele pode concordar com a palavra “exportações” e também com o vocábulo “participação”. (Só concorda com exportações, por isso, não pode ser flexionado no singular)
b) Na linha 8, é correto substituir a forma verbal “aumentaram” por aumentou, já que esse vocábulo também concorda com “10,6%”, e porcentagens são invariáveis. (Há dois erros: o primeiro é que o verbo "aumentar", no exemplo, só concorda com "exportações mundiais". Segundo porque porcentagens não são invariáveis.)
c) No trecho “o crescimento das vendas brasileiras ao exterior, no período, foi o sexto mais expressivo” (linhas 16 e 17), substitui-se corretamente a forma verbal sublinhada por foram, uma vez que ela concorda com “crescimento” ou com “vendas brasileiras”. (Só concorda com "crescimento")
d) No período “bateu recorde histórico ao exportar 791 mil automóveis”(linhas 28 e 29), a flexão correta do verbo sublinhado é o plural, para assim concordar com o termo subsequente. (791 mil automóveis é o objeto direto e o verbo concorda com o sujeito. Além disso, o "ao" exige o verbo no infinitivo "ao fazer, ao vender, etc)
e) GABARITO
a) E. 'Mundiais' está concordando com a palavra 'exportações' e somente pode concordar com ela; jamais admitindo flexão para o singular.
b) E. Somente pode concordar com 'exportações' e logo flexionado no plural. Quando temos 'porcentagem' a regra é a concordância deve ser com o número antes da vírgula. Ex: 2,4% da população são pobres (concordando com o '2').
c) E. Núcleo do sujeito: o crescimento. Logo a concordância deve estar no SINGULAR.
d) E. Quem bateu recorde ao exportar? A indústria brasileira. A concordância deve estar no SINGULAR.
e) C.
Boa noite,guerreiros(as)!
SUJEITO FORMADO POR PORCENTAGEM OU FRACIONÁRIO
-->Concorda com numerador ou especificador
Ex.apenas1\3 das pessoas no mundo sabe lutar
ou
Ex--->apenas 1\3das pessoas do mundo sabem lutar
PORCENTAGEM
>Sem substantivo verbo concora da com a quantidade
Ex.30% gabaritaram a prova
>Com substantivo pode haver 2 formas
Ex.2,2% da população votou ou votaram
Fonte:gramatica do pest
#simbora
flavia rita: ora o verbo de ligação concorda com o sujeito ora com o predicativo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo