“Os antigos combatentes do mesmo regimento se reúnemperiodic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q465432 História
“Os antigos combatentes do mesmo regimento se reúnemperiodicamente emjantares onde evocamas lembranças da guerra, essas histórias de homens. Muitos são os que ficaram alquebrados por esses anos de horror, incapazes de se readaptar a uma vida civil que, alguns anos depois, sofrerá o abalo da Grande Depressão. Para uma unidade que descia de Verdun, bastava ametade dos caminhões que tinham sido necessários para a ida. É a lembrança indelével que entretém as insônias e alimenta os pesadelos. E logo fica claro que esta não foi a última guerra. Em 1923, há o golpe de Munique.”

(VINCENT, Gérard. Guerras ditas, Guerras silenciadas e o enigma identitário in: História da Vida Privada São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p.187.)

O golpe de Munique, também conhecido como Putsch da Cervejaria, está inserido no contexto do período entre Guerras e das consequências da Primeira Guerra Mundial. O referido golpe está associado à:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os encontros periódicos dos antigos combatentes de um mesmo regimento são momentos para relembrar e compartilhar as duras experiências vivenciadas durante a guerra. Esses jantares tornam-se espaços de evocação das memórias do conflito, onde as histórias de coragem e sofrimento são trazidas à tona. Muitos desses homens voltaram alquebrados pela guerra, encontrando enormes dificuldades para se reintegrarem à vida civil. Além disso, pouco tempo após, a Grande Depressão iria desafiar ainda mais a estabilidade desses indivíduos.

Quando as unidades retornavam de Verdun, metade dos veículos que anteriormente os transportaram para a batalha eram suficientes, uma representação sombria das perdas humanas sofridas. As memórias da guerra permanecem como marcas inapagáveis, alimentando insônias e pesadelos dos que sobreviveram. Esta lembrança torna-se um presságio sombrio para o futuro, sinalizando que a guerra vivida não seria a última.

Em 1923, o cenário político mundial foi marcado pelo golpe de Munique, também conhecido como Putsch da Cervejaria. Este evento é extremamente relevante para a história contemporânea, pois está associado à ascensão de Hitler e do Nazismo, marcando um dos primeiros passos do movimento que levaria à consolidação do poder nazista na Alemanha, e posteriormente, à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Portanto, a alternativa correta e que melhor descreve a associação do golpe de Munique é a Alternativa A: ascensão de Hitler e do Nazismo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) ascensão de Hitler e do Nazismo


O Golpe da Cervejaria, também conhecido como o Golpe de Munique foi uma tentativa fracassada de revolução que ocorreu em novembro de 1923, quando Adolf Hitler, em companhia do prestigioso general Erich Ludendorff,  e outros chefes da Kampfbund (Liga das Sociedades da luta patriótica e do Partido Nacional-Socialista Alemão) tentou, sem sucesso, tomar o poder em Munique e na Alemanha. Hitler e vários correligionários foram presos. Entretanto, os juízes o condenaram a uma pena branda. A cadeia foi mesmo um período de descanso. Lá, Hitler escreveu "Mein Kampf" (Minha Luta), que é um primor de ódio à humanidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo