Uma tipologia textual se relaciona com uma estrutura e aspec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: SAEB-BA Prova: IBFC - 2020 - SAEB-BA - Soldado |
Q1134426 Português

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Segurança

       O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança.Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.

       Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca.Assaltaram acasa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. [...]

       Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. [...]

    
Luis Fernando Veríssimo

Uma tipologia textual se relaciona com uma estrutura e aspectos linguísticos de como um texto é apresentado; já os gêneros textuais são formações avançadas de contextos culturais e históricos e possuem funções sociais específicas. Quanto ao gênero do texto “Segurança”, assinale uma alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

? Primeira dica refere-se ao autor (=Luis Fernando Veríssimo ? autor de crônicas. A crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Com uma linguagem simples, a crônica relata de forma diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou com humor. 

Veja as principais características dessa vertente dos gêneros textuais:

- É escrita em textos curtos;

- Possui linguagem despojada e simples;

- Narra situações do cotidiano;

- Visa prender a atenção do leitor.

Gabarito: LETRA B

Conhecimento de mundo também é importante. Acertei, pois sabia que Luis Fernando Veríssimo é autor de crônicas.

GABARITO B

PARA QUEM FICOU NA DÚVIDA DA LETRA "A" E LETRA "B":

A narração é um tipo de texto que tem como função relatar uma história real, fictícia ou de mesclar dados reais com dados imaginários.

Já a crônica é um tipo de texto que tem como característica a abordagem de fatos do cotidiano, explorado de forma curta e tem uma linguagem simples.

Luis Fernando Veríssimo  → Cronista brasileiro

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo