Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: SAEB-BA Prova: IBFC - 2020 - SAEB-BA - Soldado |
Q1134431 Português

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Segurança

       O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança.Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.

       Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca.Assaltaram acasa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. [...]

       Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. [...]

    
Luis Fernando Veríssimo

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O texto possui narrador onisciente em 1ª pessoa. ( ) “Toda a área era cercada por um muro alto.” O enunciado anterior está escrito na voz passiva. ( ) O título do texto sugere proteção e isto é refutado ao longo da obra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab (e)

(F ) o narrador onisciente é

tipo de narrador que conhece toda a história e os detalhes da trama.

Além disso, ele tem conhecimento sobre seus personagens, desde sentimentos, emoções e pensamentos.

Nesse tipo de foco narrativo, a história é geralmente narrada em terceira pessoa

 (V ) “Toda a área era cercada por um muro alto.” O enunciado anterior está escrito na voz passiva. 

Voz passiva analítica ser +particípio (ado/ ido).

( v) Veja um dos pontos: Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram.

Sucesso, bons estudos não desista!

"Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio", antepenúltima linha do texto. Como não é seguro o condomínio?

Gab: E, todavia a justificativa do 1º questionamento é: O narrador-onisciente conta a história em 3ª pessoa e, às vezes, permite certas intromissões narrando em 1ª pessoa. Ele conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo das personagens, conhece suas emoções e pensamentos.

Ele é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência, em 1ª pessoa. Quando isso acontece, o narrador faz uso do discurso indireto livre. Assim, o enredo se torna plenamente conhecido, os antecedentes das ações, suas entrelinhas, seus pressupostos, seu futuro e suas consequências.

Por Marina Cabral

Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

3ª opção diz: O título do texto sugere proteção e isto é refutado ao longo da obra.

refutar significa:

afirmar o contrário de; desmentir, negar;

não aceitar, não dar aprovação; rejeitar.

Transcrevendo, assim, a frase acima:

O título do texto sugere proteção e isto é desmentido ao longo da obra.

O título do texto sugere proteção e isto é negado ao longo da obra.

O título do texto sugere proteção e isto é rejeitado ao longo da obra.

Não seria Falsa essa opção?

Pois pelo que entendi, o título, de fato, sugere segurança e ao longo da obra essa segurança é aceita, e não refutada como diz o enunciado. Ou seja, o narrador afirma que, de fato, o local possui segurança. Que mesmo tudo acontecendo, mas o local possui segurança.

Não vejo o porquê de essa alternativa ser verdadeira.

Continuo indo na letra C.

concordo com o jackson:f,v,f

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo