Conforme o Manual da Anvisa – Serviços Odontológicos: Preven...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3078510 Odontologia

Conforme o Manual da Anvisa – Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos (2006), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes classes de resíduos aos seus respectivos exemplos.


Coluna 1


1. Biológicos.

2. Químicos.

3. Perfurocortantes.

4. Comuns.


Coluna 2


( ) Brocas, limas endodônticas e ampolas de vidro.

( ) Papel higiênico, papel toalha e restos alimentares.

( ) Luvas cirúrgicas, máscaras e gaze que tenham sido usadas na assistência à saúde e contenham ou não sangue e líquidos corpóreos na forma livre.

( ) Anestésicos, revelador radiográfico e resíduos de amálgama.

( ) Peças anatômicas (tecidos ou órgãos) e resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - 3 – 4 – 1 – 2 – 1.

O tema central desta questão é a classificação e manejo de resíduos em serviços odontológicos, conforme as diretrizes do Manual da Anvisa de 2006. Para resolver a questão, é necessário compreender as diferentes classes de resíduos e identificar seus exemplos práticos no contexto odontológico.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa C está correta porque associa corretamente os resíduos aos exemplos dados:

  • 3. Perfurocortantes: Brocas, limas endodônticas e ampolas de vidro são resíduos perfurocortantes, pois têm a capacidade de cortar ou perfurar a pele, representando risco de acidentes e infecções.
  • 4. Comuns: Papel higiênico, papel toalha e restos alimentares são considerados resíduos comuns, sem risco biológico ou químico significativo, por isso são descartados como lixo comum.
  • 1. Biológicos: Luvas cirúrgicas, máscaras e gaze usadas podem conter sangue ou fluidos corporais e, portanto, são resíduos biológicos que exigem cuidado especial no descarte.
  • 2. Químicos: Anestésicos, revelador radiográfico e resíduos de amálgama são classificados como resíduos químicos devido aos seus componentes potencialmente nocivos e reativos.
  • 1. Biológicos: Peças anatômicas e resíduos de procedimentos cirúrgicos também são considerados biológicos, necessitando de descarte seguro para evitar contaminação.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - A sequência não corresponde aos exemplos corretamente, especialmente ao classificar perfurocortantes e biológicos de forma inadequada.
  • B - Misclassifica resíduos perfurocortantes e comuns, confundindo resíduos biológicos com comuns.
  • D - Confunde resíduos comuns com biológicos, além de não seguir a ordem correta dos resíduos químicos e perfurocortantes.
  • E - Troca resíduos biológicos por comuns e perfurocortantes por químicos, resultando em uma combinação incorreta.

Para interpretar melhor este tipo de questão, observe atentamente a descrição de cada exemplo e pense na categoria de risco associada a eles. Isso ajudará a determinar a classe correta de resíduos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo