Julgue o item a seguir, a respeito de padrões de projetos.O ...
Julgue o item a seguir, a respeito de padrões de projetos.
O isolamento dos códigos de construção e representação é um
dos objetivos do padrão builder.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Vamos entender melhor o motivo, abordando o conceito do padrão de projeto Builder e como ele se relaciona com a questão. O Builder é um padrão de design criacional que visa facilitar a construção de objetos complexos ao desmembrar o processo de criação em passos controlados e sequenciais. Um dos principais objetivos deste padrão é isolar a construção do objeto da sua representação final.
Para ilustrar melhor, imagine que queremos construir diferentes tipos de casas (de madeira, de pedra, etc.) com diferentes detalhes (número de quartos, janelas, etc.). Em vez de ter um único construtor que precisa saber como construir cada tipo de casa, podemos ter diferentes Builders que cuidam desses detalhes, garantindo que o código de construção seja independente da representação final do objeto.
Agora, vamos analisar as alternativas:
C - certo
A alternativa certa reconhece corretamente que o isolamento entre códigos de construção e representação é um dos objetivos principais do padrão Builder. Isso permite um design mais modular e flexível, onde a lógica de criação de um objeto é separada de sua forma final.
E - errado
A alternativa errada sugeriria que o padrão Builder não tem este objetivo, o que contraria a definição e a aplicação prática do padrão. Ignorar este princípio fundamental resultaria em um design menos flexível e mais difícil de manter.
Em concursos públicos, é fundamental entender não só o que cada padrão de projeto faz, mas também por que ele é utilizado e quais problemas ele resolve. O padrão Builder é particularmente útil quando lidamos com a criação de objetos complexos, onde a separação entre a construção e a representação proporciona um design mais limpo e modular.
Espero que esta explicação tenha ajudado a clarificar o conceito do padrão Builder e a razão pela qual a alternativa correta é a C. Qualquer dúvida adicional, sinta-se à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Builder: separa a construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes tipos de representações.
Pessoal, esse padrão de projeto deve ser utilizado quando o algoritmo para criação de um objeto complexo for independente das partes que compõem o objeto e independente de como ele é montado. Ademais, o processo de construção deve permitir diferentes representações para o objeto que será construído. Esse padrão é bastante parecido com o Abstract Factory.
Gabarito Certo
Builder é um padrão de projeto de software criacional que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
O padrão Builder, da forma como foi descrito no livro Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, contém os seguintes elementos:
director — constrói um objeto utilizando a interface do builder;
builder — especifica uma interface para um construtor de partes do objeto-produto;
concrete builder — define uma implementação da interface builder, mantém a representação que cria e fornece interface para recuperação do produto;
product — o objeto complexo acabado de construir. Inclui classes que definem as partes constituintes.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
c-
palavras-chave do builder: objeto complexo, separação da construção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo