Atualmente, as divisões da Ergonomia se constituem em físic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q454577 Segurança e Saúde no Trabalho
Atualmente, as divisões da Ergonomia se constituem em física, cognitiva e organizacional. Cada uma dessas divisões tem especificidades. A necessidade de mudança e de proposições está vinculada ao olhar do ergonomista que verifica as possibilidades de transformação, sempre com base na modelagem da atividade.

Um profissional que estiver desenvolvendo um trabalho específico na área de ergonomia cognitiva deverá levar em consideração os seguintes aspectos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - percepção, raciocínio e memória.

A questão aborda o tema da ergonomia cognitiva, que é uma divisão da ergonomia focada nos processos mentais dos trabalhadores e em como esses processos afetam suas interações com os elementos do sistema de trabalho. Os aspectos centrais da ergonomia cognitiva envolvem a percepção, o raciocínio e a memória. Estes elementos são fundamentais para compreender como as pessoas processam informações, tomam decisões e resolvem problemas no ambiente de trabalho.

Analisando a alternativa correta:

Alternativa D - A ergonomia cognitiva analisa a percepção (como os trabalhadores percebem a informação), o raciocínio (como eles processam e utilizam essa informação) e a memória (como eles retêm e recuperam informações importantes para realizar suas tarefas). Esses aspectos são cruciais para melhorar a interação homem-máquina e a eficiência do trabalho.

Analisando as alternativas incorretas:

Alternativa A - Fisiologia não é um foco da ergonomia cognitiva, que se concentra mais nos aspectos mentais como percepção e confiabilidade, mas esta última está mais associada à ergonomia de sistemas.

Alternativa B - Embora raciocínio e confiabilidade sejam relevantes, a fisiologia é mais ligada à ergonomia física, não à cognitiva.

Alternativa C - Embora percepção e memória sejam componentes da ergonomia cognitiva, a fisiologia não é, pois está mais relacionada à ergonomia física.

Alternativa E - Raciocínio e memória são apropriados para a ergonomia cognitiva, mas confiabilidade é um aspecto mais discutido na ergonomia de sistemas e na interação homem-máquina.

Espero que essa explicação tenha te ajudado a esclarecer as dúvidas sobre a ergonomia cognitiva e a lógica por trás das alternativas apresentadas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ergonomia cognitiva: Abrange conjunto de processos; mentais, percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento, e recuperação da memória. 

Áreas específicas: carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação, humano-computador e treinamento.

Para mim as assertivas "D" (Gabarito) e "E" estão corretas.
 

Livro Mara Camisassa

Ergonomia Física: estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos,
distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e
saúde;


Ergonomia Cognitiva: estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho
especializado, interação homem-computador, confiabilidade humana, estresse profissional e a
respectiva formação (especialidades, treinamentos);


Ergonomia Organizacional: estudo do gerenciamento de recursos coletivos de trabalho, organização
temporal do trabalho, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo,
trabalho em grupo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão de
qualidade.

Ergonomia Cognitivaestudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem-computador, confiabilidade humana, estresse profissional e a respectiva formação (especialidades, treinamentos);

Cesgranrio:Quais elementos são considerados integrantes da Ergonomia Cognitiva e são por ela abordados? Desempenho Especializado e Estresse profissional.

Cesgranrio: A abordagem de processos mentais, tais como: percepção, memória, raciocínio e resposta motora, que podem afetar as interações entre seres humanos e outros elmentos de um sistema, é realizada pela Ergonomia Cognitiva.

Cesgranrio: Um profissional que estiver desenvolvendo um trabalho específico na área de ergonomia cognitiva deverá levar em consideração os seguintes aspectos: percepção, raciocínio e memória.

(CESPE) A ergonomia cognitiva investiga a articulação do processo cognitivo diante de situações de resolução de problemas em seus diferentes níveis de complexidade. (estuda a resposta emocional e mental que o trabalhador dá diante da solicitação de atividades que requerem esforço mental, raciocínio e concentração.)

Tem duas respostas no meu ponto de vista, pois as principais literaturas tratam a confiabilidade como cognitiva também

gabarito d e e

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo