Marque a alternativa que NÃO apresenta sinal de choque hemo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Diminuição da frequência respiratória. Esta alternativa não representa um sinal típico de choque hemorrágico.
Choque hemorrágico é uma condição crítica que ocorre devido à perda significativa de sangue, resultando em uma diminuição do volume sanguíneo e, consequentemente, uma perfusão inadequada dos órgãos. Os sinais e sintomas associados a esta condição são cruciais para um diagnóstico rápido e eficaz, especialmente em situações de urgência e emergência, como as abordadas em concursos públicos na área de Enfermagem.
Vamos analisar as alternativas:
A - Pulso filiforme: Esta é uma característica clássica de choque hemorrágico. O pulso se torna fraco e rápido devido à diminuição do volume sanguíneo e à tentativa do corpo de manter a perfusão dos órgãos vitais.
B - Diminuição da frequência respiratória: Esta alternativa está incorreta em relação aos sinais típicos de choque hemorrágico. Geralmente, em casos de choque, há um aumento na frequência respiratória, como uma tentativa de compensar a hipoperfusão tecidual e a hipóxia.
C - Pele fria, pálida e úmida: Este é outro sinal comum em pacientes com choque hemorrágico. A vasoconstrição periférica resulta em pele fria e pálida, enquanto a umidade pode ser consequência de resposta autonômica e sudorese excessiva.
D - Tonturas e desmaios: Estes sintomas ocorrem devido à diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, um sinal indicativo de que a circulação está comprometida.
E - Perfusão capilar lenta ou nula: A perfusão capilar é um indicador importante de choque. Quando há uma perfusão capilar lenta ou nula, isso sugere hipoperfusão tecidual, comum em choque hemorrágico.
Entender e identificar corretamente os sinais de choque hemorrágico é fundamental para a prática de enfermagem em cenários de emergência, permitindo uma pronta resposta e intervenções adequadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No choque hipovolêmico tem um aumento da frequência cardíaca e respiratória, justamente por causa do sangue que está faltando! O coração começa a bombear mas rápido pra que o sangue que ainda "tem" consiga chegar em outras partes do corpo e oxigenar elas e, no processo, a frequência da respiração também aumenta para conseguir acompanhar o coração em uma rápida hematose (troca gasosa).
Pulso filiforme é um pulso "fraco". Quando você vai verificar o pulso do paciente com choque hipovolêmico você mal consegue sentir, isso porque, com o sangue saindo em uma hemorragia, vai "faltando" sangue na artéria e com isso a pressão (que você sente pulsar) diminui.
letra b
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo