Segundo Yasbek (2009), é conhecida a relação entre a profis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816799 Serviço Social
Segundo Yasbek (2009), é conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro. Sobre esta relação, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

Quanto ao primeiro aspecto, é por demais conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro,

no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista. Relação que vai imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em 

uma abordagem da "questão social" como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do

indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. 

A questão quer que se assinale a assertiva incorreta. logo encontramos a letra "B". Pois, no surgimento da profissão, segundo Yasbec (2009), a profissão não tinha clareza de consciência de classe. Por isso, os profissionais não tinham como trabalhar em sintonia com os reclamos da classe trabalhadora. Dessa forma, a questão social, no ideário católico, não era reflexo da contradição do capitalismo.

Letra "B"

Resposta correta: Letra B

A )A relação com a Igreja Católica vai imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da questão social como problema moral e religioso.CORRETO.

De fato, partindo da fase de nascimento da profissão Serviço Social, há forte ligação em sua gênese com o ideário Católico dado o momento histórico e social por qual passava a sociedade à época, além do contexto de expansão e secularização do mundo capitalista, de modo que vai trazer para a profissão uma caráter de pregação, ou seja, apostolado, abordando a questão social como um problema moral e religioso, trazendo para o seio familiar a responsabilização da solução dos problemas, ou seja, prioriza-se a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas, atendendo as necessidades materiais, morais e sociais.

B )A partir da relação com o ideário católico, a questão social passa a ser percebida como reflexo das contradições da sociedade capitalista. INCORRETO. Essa afirmação não se encontra correta, dado que dentro do ideário católico, a questão social era vista como uma questão de caráter moral e religioso. as contradições da sociedade capitalista nessa época ainda não era objeto de abordagem da questão social, porque era outra a consciência de classe.

C) Nesse momento, a profissão vai desenvolver uma intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais. CORRETO.

Conforme descrito na letra "a", o foco da profissão dentro de um contexto de influência da Igreja Católica, era a introdução da questão social como um problema moral e religioso, de modo que a formação da família e do indivíduo era priorizada para a solução dos problemas. A preocupação era o antedimento das necessidades morais, materiais e sociais do indivíduo.

D) O contributo do Serviço Social, nesse momento, incidirá sobre valores e comportamentos de seus "clientes" na perspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes. CORRETO.

Não temos muito o que falar, já que essa passagem foi retirada dos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. O foco do serviço social era integrar o indivíduo/ cliente às relações sociais.

“É por demais conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro [...]. Relação que vai imprimir à profissão caráter de apostolado fundado em uma abordagem da "questão social" como problema moral e religioso e numa intervenção que prioriza a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais” (YASBEK, 2009, p. 3).

YASBEK, C. O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.

Ao analisar as alternativas, temos:

B – Correta.

A, C e D – Incorretas.

Gabarito: B

Referência:

YASBEK, C. O significado sócio-histórico da profissão. In: Serviço social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo