[Questão Inédita] As mulheres, por exemplo, vivem situações ...
Assinale a alternativa com informação errada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) A primeira oração do trecho acima permite a criação de voz passiva. CERTO
As mulheres, por exemplo, vivem situações específicas e diferentes dos homens. SITUAÇÕES ESPECÍFICAS E DIFERENTES DOS HOMENS SÃO VIVIDAS PELAS MULHERES, POR EXEMPLO. O objeto direto se torna o sujeito (situações específicas e diferentes dos homens), incluem-se o verbo ser com o respectivo verbo da oração no particípio (são vividas) e o antes sujeito agora é o agente da passiva (pelas mulheres).
B) A vírgula antes da conjunção “e” justifica-se por ela ligar duas orações com sujeitos distintos. CERTO
As mulheres (PRIMEIRO SUJEITO DA ORAÇÃO PRINCIPAL), por exemplo, vivem situações específicas e diferentes dos homens,(VÍRGULA) e esse aspecto de desigualdade (SEGUNDO SUJEITO DA ORAÇÃO COORDENADA ADITIVA SINDÉTICA) presume que os direitos devem ser amplos...
C) O termo “as diferenças”, ao ser trocado por um pronome, resultará em: “ainda que as existam”. GABARITO, ERRADO.
Ainda que as diferenças existam (ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONCESSIVA), ''as diferenças'' é um sujeito simples determinado nessa oração, pode ser trocado por um pronome pessoal do caso reto da terceira pessoa do plural: ainda que elas existam.
D) A expressão “ainda que“ tem valor concessivo e pode ser trocada por “conquanto”. CERTO.
Perfeitamente, conjunções concessivas são as que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
E) O verbo “existir” está conjugado no modo do subjuntivo. CERTO
Inclusive a conjunção concessiva atrai esse modo verbal '' AINDA QUE EXISTAM''
As mulheres(SUJEITO AGENTE), por exemplo, vivem(V.T.D) situações específicas(O.D) e diferentes dos homens(O.D), e esse aspecto de desigualdade presume que os direitos devem ser amplos, a ponto de ultrapassar as desigualdades, ainda que as diferenças existam.
Assinale a alternativa com informação errada.
Alternativas
A
A primeira oração do trecho acima permite a criação de voz passiva. Certo, no texto a voz é ativa, pois o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo, as mulheres praticam a ação de viver situações específicas. Para transformamos em voz passiva, é importante lembrar que para podermos passar para voz ativa o verbo principal deve ser transitivo direto ou bitransitivo, porém ele não pode ficar na voz passiva quando for transitivo indireto, ou transitivo direto preposicionado, ou verbo de ligação, ou verbo intransitivo devemos: Transformar o objeto direto em sujeito: Situações específicas e diferentes dos homens(SUJEITO PACIENTE), agora o verbo principal na voz passiva fica no particípio e passa a ser acompanhado do verbo auxiliar "ser", ficando: são vividas e o antigo sujeito(as mulheres) se torna agente da passiva somado com preposição, geralmente "por" (pelas mulheres), ficando: Situações específicas e diferentes dos homens são vividas pelas mulheres.
B
A vírgula antes da conjunção “e” justifica-se por ela ligar duas orações com sujeitos distintos. Correto, pois a vírgula, segundo as regras, deve separar duas orações com sujeitos diferentes, veja: As mulheres(1° SUJEITO), por exemplo, vivem(O SUJEITO "AS MULHERES" É DESSE VERBO, QUEM VIVEM? AS MULHERES) situações específicas e diferentes dos homens, (AQUI SE INÍCIA A SEGUNDA ORAÇÃO) e esse aspecto de desigualdade(2° SUJEITO) presume(O SUJEITO DESSE VERBO É "ESSE ASPECTO DE DESIGUALDADE" (perceba que a vírgula aqui serve para separar duas orações com sujeitos diferentes) que os direitos devem ser amplos, a ponto de ultrapassar as desigualdades, ainda que as diferenças existam.
C
O termo “as diferenças”, ao ser trocado por um pronome, resultará em: “ainda que as existam”. Errado, pois quando os pronomes subjetivos são usados para substituir os substantivos que são o sujeito da frase. Eles podem ser primeira, segunda ou terceira pessoa. Eles também podem ser singulares ou plurais. Os pronomes sujeitos são: eu, você, ele, ela, isso, nós e eles, o sujeito "As diferenças" deve ser trocado por "elas".
D
A expressão “ainda que“ tem valor concessivo e pode ser trocada por “conquanto”. Correto, pois Inicia uma oração subordinada em que se admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la
Conjunções: (muito) embora, ainda que, ainda quando , se bem que, mesmo que, mesmo quando, posto que, apesar de que, por mais que, nem que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese, por muito que, por pouco que, por melhor que, por pior que, por menos que.
E
O verbo “existir” está conjugado no modo do subjuntivo. Certo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo