A farmacocinética clínica é uma ferramenta importante para ...
A farmacocinética clínica é uma ferramenta importante para auxiliar o alcance da posologia ideal, além de possibilitar a compreensão da ocorrência de variações entre os indivíduos. O principal objetivo é garantir que as doses administradas sigam dentro de uma margem terapêutica.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Em recém-nascidos, o volume de distribuição de fármacos hidrossolúveis tende a ser menor em função do maior conteúdo da água corporal nessa população.
( ) No que diz respeito à farmacocinética em recém-nascidos, pode-se afirmar que o processo de excreção é idêntico ao de adultos jovens.
( ) O sucesso da farmacoterapia deve ser avaliado depois que o fármaco, administrado em doses múltiplas, alcança o estado de equilíbrio (steady-state).
( ) A eliminação da metformina é predominantemente renal (excreção urinária na forma inalterada é igual a, aproximadamente, 80% da dose).
( ) Alguns fármacos, mesmo administrados em doses terapêuticas, exibem cinéticas de ordem zero para alguns processos farmacocinéticos, como fenitoína, ácido acetilsalicílico, teofilina e verapamil.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.