Devido à necessidade de mais endereços IPs na internet, foi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2007246 Redes de Computadores
Devido à necessidade de mais endereços IPs na internet, foi criado o protocolo IPv6 com endereços que possuem 128 bits representados por 8 grupos de 4 hexadecimais.
Sobre o IPv6 marque a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B.

Vamos entender cada alternativa e, em seguida, justificar por que a alternativa B é a incorreta:

A) No IPv6 existem três tipos de endereços: Unicast, Anycast e Multicast.

Essa alternativa está correta. O IPv6 realmente define esses três tipos de endereços. Unicast envia dados para um único endereço, Anycast envia para o mais próximo em um grupo de destinatários, e Multicast envia para todos em um grupo de destinatários.

B) Em caso de pacotes muito grandes, a fragmentação/reconstrução do pacote pode ocorrer nos roteadores intermediários.

Esta é a alternativa incorreta. No IPv6, a fragmentação só é feita pelo host de origem. Os roteadores intermediários não fragmentam pacotes. Isso foi uma mudança em relação ao IPv4 para melhorar a eficiência do roteamento.

C) O protocolo IPsec é compatível com o IPv4 e IPv6, sendo opcional no IPv4 e obrigatório no IPv6.

Essa alternativa está correta. O IPsec, que oferece segurança ao nível da camada de rede, é opcional no IPv4, porém, no IPv6, ele é considerado uma parte obrigatória do protocolo.

D) O endereço IPv6 2001:DB8:0:BEBA::C0:CA é válido, pois não houve ambiguidade.

Essa alternativa está correta. Este endereço é um exemplo válido de IPv6. O uso de "::" para abreviar zeros consecutivos é permitido, e não há ambiguidade na representação.

E) O total de campos no cabeçalho IPv6 é menor que no IPv4, o que permite aos roteadores processar os pacotes em menos tempo.

Esta alternativa está correta. O cabeçalho do IPv6 foi simplificado em relação ao IPv4, contendo menos campos fixos, o que facilita e agiliza o processamento dos pacotes pelos roteadores.

Portanto, a alternativa B é a incorreta, pois no IPv6 a fragmentação dos pacotes não é realizada pelos roteadores intermediários, mas sim pelo host de origem.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com o objetivo de simplificar o núcleo da rede, que são os equipamentos onde o pacote passa até chegar ao seu destino, a fragmentação dos pacotes foi extinta no IPv6. Diferentemente do IPv4, agora um pacote precisa sair em um tamanho suportável por todos os roteadores que ele irá passar, e caso este pacote seja maior que o suportado pelo enlace, este roteador simplesmente descartará o pacote enviará uma mensagem de volta à origem informando que o pacote é muito grande.

b-

fragmentação e ipv6 desandam

SIM. FRAGMENTAÇÃO ÉNO GERAL INDESEJAVEL. ao planejar 1 rede, deve-se considerar como o MTU e MSS atuam para se ter eficiencia.a escolha é entre payloads grandes ou pequenos:

payload maior: maior eficiencia mas necessitam dos 2 end nodes para suportar o MTU necessario para evitar risco de retrasmisoes e fragmentação

payload menor: menor risco de fragmentação mas maior overhead.

MS (maximum segment size) padrao:

ipv4: 536 bytes ( 536 - 20 [ipv4 header] - 20 [tcp header])

ipv6: 1220 bytes (1280 - 40 [ipv6 header] - 20 [tcp header])

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo