No que se refere às formas de tratamento, segundo o Manual d...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) O título de “doutor” e “doutora” não deve ser utilizado como forma de tratamento; usa-se somente para identificação de indivíduos que tenham o título acadêmico. CORRETA
b) As formas de tratamento “senhor” e “senhora” podem ser utilizadas em correspondências oficiais. ERRADA
As formas senhor e senhora só devem usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).
c) A forma “dom”, quando incorporada ao nome da pessoa, deve ser grafada com inicial maiúscula. ERRADA
Use dom em inicial minúscula. A forma de tratamento deve ser usada quando tiver "se incorporado" ao nome da pessoa, como em nome de monarcas e autoridades da Igreja Católica. Ex: O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta.
d) Pronomes de reverência não podem ser abreviados em nenhuma hipótese, por representar desrespeito à autoridade. ERRADA
Abrevie os pronomes de reverência apenas quando seguidos de nome. Nesse caso, no entanto, use iniciais maiúsculas: V. Exa., S. Ema., S. Sa.
e) A forma “dona”, por ser coloquial, somente deve ser usada em reproduções de falas. ERRADA
Usa-se dona, para mulher, e seu, para homem, quando a pessoa popularizou-se assim: Dona Neuma (da Mangueira), Dona Ivone Lara. Nesses casos, use com inicial maiúscula, porque a forma “Dona”/“Seu” incorporou-se ao nome.
O título de “doutor” e “doutora” não deve ser utilizado como forma de tratamento CORRETO.
Usa-se SOMENTE para identificação de indivíduos que tenham o título acadêmico.
SOMENTE NAOOOOO...
Há uma tradição que não foi abolida. Chama-se médicos e bacharéis em direito de DOUTOR, mesmo não tendo o curso de DOUTORADO.
Essa questão deveria ser anulada.
Quanto ao erro da alternativa B:
Senhor e Senhora são permitidos como Vocativos. Logo, não se pode confundir Forma de Tratamento com Vocativo.
"Acrescente-se que doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações. "
GABARITO: A
Olá, Antonio Filho! :D
Realmente existe a tradição de chamar médicos, advogados e engenheiros de "Doutor" mesmo não tendo Doutorado. Nesse caso, nós estamos FALANDO com a pessoa. Exemplo: " Então... Doutor João, nós vamos ganhar essa causa?"
Agora quando o assunto é Redação Oficial, redigir, ESCREVER...você NÃO DEVE utilizar "Doutor". Somente se a pessoa tiver DOUTORADO em alguma área de conhecimento. Portanto, em relação à Redação Oficial, "Doutor e Doutora" não são formas de tratamento e somente é usado para identifição de indivíduos que tenham título acadêmico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo