O quadro em destaque na imagem abaixo representa uma cena d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: SAEB-BA Prova: IBFC - 2020 - SAEB-BA - Soldado |
Q1134447 História
O quadro em destaque na imagem abaixo representa uma cena do que conhecemos historicamente como “As Negras do Tabuleiro”.
Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: Lavagem do Minério do Ouro, perto do morro do Itacolomi, RUGENDAS, J.M., 1835)
A respeito deste período, leia as afirmativas abaixo.
I. A mineração era um trabalho pesado, feito principalmente por homens. II. As negras retratadas por Rugendas na figura acima eram, provavelmente, vendedoras ambulantes, que ofereciam comida e bebida aos que trabalhavam na extração do ouro. III. Geralmente essas mulheres eram livres, mas trabalhavam por conta dos mineradores, vigiando os trabalhadores na extração do ouro. IV. Elas transitavam pelas vilas, roças e arraiais, vendendo suas mercadorias para pessoas de todas as condições sociais.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Assim como Debret e Eckhout, Rugendas foi um pintor estrangeiro que retratou cenas e gentes do Brasil nos séculos XVII, XVIII e princípio do XIX. As obras dos três são documentos históricos de grande importância pois são expressões imagéticas de como se vivia à época em que estiveram no Brasil. No caso da questão proposta, a pintura de Rugendas nos permite ter ideia de como funcionava a mineração na área das Geraes (hoje Minas Gerais), como era o trabalho e ainda nos dá subsídios para estudo das relações sociais e econômicas da época retratada. 
A observação atenta da pintura e os conhecimentos sobre a mineração no período colonial são necessários para avaliar a veracidade ou não das afirmativas apresentadas. 
I – Afirmativa correta. O trabalho nas minas era feito por escravos negros homens. 
II- Afirmativa correta. As negras retratadas por Rugendas poderiam ser vendedoras ambulantes que ofereciam comida e bebida. Poderiam ser forras ou escravas de ganho, trabalhando para lucro de seus senhores.
III – Afirmativa errada. As mulheres poderiam ser livres ou não mas, certamente não vigiavam os homens que estavam trabalhando. Esta era função do feitor de escravos, normalmente um mulato livre ou ainda um branco pobre que ganhava salário do dono da data de extração de minério.
IV- Afirmativa correta – Essas vendedoras eram muito comuns nos períodos colonial e monárquico. Normalmente transitavam pelas áreas urbanas, faziam “ponto" em locais estratégicos ou praças , vendendo seus produtos para quaisquer pessoas que os desejassem.
A) INCORRETA- Esta alternativa propõe que todas as afirmativas são verdadeiras. Isso é falso. A afirmativa III está incorreta. 
B) CORRETA- A afirmativa III é falsa. As de número I, II e IV são verdadeiras.
C) INCORRETA- A afirmativa IV é verdadeira mas a III é falsa. 
D) INCORRETA- Somente a afirmativa III é falsa. 
E) INCORRETA – Exatamente o oposto do que está dito. Somente a afirmativa III é falsa.
RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acertei por causa dos conhecimentos adquiridos em História, não pela imagem, que é péssima e pouco consegui distinguir o seu conteúdo.

Negras de Tabuleiro, mulheres, negras, escravas, livres ou forras, que praticavam atividades comerciais essenciais para o abastecimento. 

=>Muitas delas eram escravas e trabalharem no comércio - vendendo alimentos feitos por elas em tabuleiros ou mesmo, em pequenas vendas, chamadas de quitandas

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

Gab B

Pior que a imagem é a generalização. Elas transitavam pelas vilas, roças e arraiais, vendendo suas mercadorias para pessoas de todas as condições sociais.

muitas dessas mulheres eram escravas portanto alternativa B

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo