A República Velha também foi nomeada “República das Oligarq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: SAEB-BA Prova: IBFC - 2020 - SAEB-BA - Soldado |
Q1134450 História
A República Velha também foi nomeada “República das Oligarquias”, porque era comandada pela aristocracia dos fazendeiros. A respeito deste período da história brasileira, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O período que vai de 1889  até 1930 é conhecido tradicionalmente como República Velha. E, seu fundamento é enunciado pela qualificação de “República das Oligarquias ou dos “Fazendeiros". Embora a ideia de república fosse, à época, vinculada à ideia de democracia, é preciso diferenciar o que é uma democracia de fato e o que é um Estado liberal, que pode ser a base de uma lógica democrata ou não. 
Na verdade foi um tempo de domínio dos grandes proprietários de terra vinculados à produção para exportação, primordialmente de café. Apesar de haver o direito de voto independentemente de renda, ou seja, o voto não era mais censitário, a possibilidade do voto aberto (oposto ao voto secreto) permitia a manipulação daqueles que apenas eram alfabetizados o suficiente para escrever o nome e colocar um “X" nos locais determinados pelos seus empregadores. É o tristemente famoso “voto de cabresto". 
Nas alternativas abaixo há três afirmativas corretas e uma incorreta. Atenção! A entrada da questão pede que seja indicada a alternativa falsa entre as verdadeiras! 
A) CORRETA- O que é apresentado nesta afirmativa é falso. Não interessava aos oligarcas mudanças em direção à real participação popular na vida política. Assim sendo é possível afirmar que não tinham uma “concepção igualitária, cívica e legalista da Nação". Para garantir seus privilégios os grupos hegemônicos usavam de meios legais e meios fraudulentos, o que contraria a ideia de um Estado legalista strictu sensu. 
B) INCORRETA – A ideia de “república" em seu real significado atingia apenas uma fração daqueles que haviam, desde o final do período monárquico, feito parte do partido republicano. Esses seriam os republicanos históricos. De modo geral o conceito do que seria uma república não era muito claro e decididamente frágil. Era, mais do que tudo, um regime político “progressista" em oposição à monarquia que se tornara símbolo do “atraso". 
C) INCORRETA- O autoritarismo e não a lógica legalista e democrática marcaram a República dos Fazendeiros, vide o mandonismo local dos coronéis e a imposição dos interesses hegemônicos através do voto de cabresto. 
D) INCORRETA- O discurso liberal reformista é o que leva à fundação do Partido Republicano em 1870. Mas preconizando uma cidadania plena para aqueles que tivessem a “capacidade" de exercê-la. Ou seja, uma elite letrada e sua parcela economicamente dominante. 
E) INCORRETA- A assinatura da lei Áurea selou o fim do regime monárquico na medida em que seu apoio advinha fundamentalmente dos fazendeiros escravocratas. Enfraquecidos e sentindo-se traídos, buscam, na opção republicana, o que os fazendeiros do café defendiam: autonomia do poder local – através do federalismo e, a supressão dos entraves da monarquia através da instauração do regime republicano.
RESPOSTA: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu sei, você não viu o "incorreta" no enunciado. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

CARAMBA, ACERTEI. TO SURPRESO KKK

O TERMO "IGUALITÁRIA" SEMPRE VAI SER A ERRADA QUANDO SE FALA DE REPUBLICA OLIGARQUICA.

Que questão, ein...

Se o brasileiro não tem direitos iguais atualmente então não seria no passado que isso aconteceria. kkkk

Para responder a questão não é preciso nenhum conhecimento aprofundado sobre o assunto. Basta que usemos a lógica daquilo que conhecemos.

Se olharmos natureza do próprio nome Aristocracia, que seria segundo o dicionário:

"Organização sociopolítica baseada em privilégios de uma classe social formada por nobres que detém, ger. por herança, o monopólio do poder."

Já sabemos de cara que os aristocratas fazendeiros não tinham pretensão alguma de contribuir com a "concepção igualitária, legalista e cívica da Nação".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo