A ciência que estuda os efeitos nocivos à saúde decorrentes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218852 Segurança e Saúde no Trabalho
A ciência que estuda os efeitos nocivos à saúde decorrentes da interação do organismo humano com as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho é a Toxicologia Industrial.
A respeito de seus fundamentos, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão se baseia na ciência toxicológica que estuda os efeitos prejudiciais de substâncias químicas nos organismos vivos, buscando entender como esses efeitos ocorrem e como podem ser prevenidos ou tratados.

A) Errado - A solubilidade do aerodispersóide, ou seja, das partículas inaladas, podem ter grandes influências na absorção desses compostos iônicos no organismo, as principais propriedades físico-químicas de compostos iônicos são capazes de alterar a absorção pelo organismo,  ou seja são dependentes de sua estrutura química, pois pode influenciar no coeficiente de partição (que expressa a lipofilicidade relativa das moléculas), bem como em seu coeficiente de ionização (expresso pelo valor de pKa). A absorção de partículas inaladas depende de uma série de fatores, incluindo também o tamanho da partícula, solubilidade, toxicidade intrínseca. 

B) Certo

C) Errado - Para a maioria das substâncias cuja a membrana plasmática tem a difusão, a lei de Fick servirá para se encontrar a velocidade em que as moléculas, cruzam as membranas, a difusão simples é geralmente mais eficaz para substâncias lipossolúveis (não polares) porque elas podem atravessar a bicamada lipídica da membrana celular com facilidade. Substâncias polares não se dissolvem facilmente no interior da célula e podem ter dificuldade em atravessar a membrana celular e, muitas vezes, dependem de canais iônicos ou transportadores específicos para a entrada, ou seja substâncias polares tendem a não conseguir atravessar a membrana celular por difusão simples.

D) Errado - A solubilidade no sangue não é o principal fator que determina se uma substância pode ser transportada pela corrente sanguínea até os órgãos. A capacidade de uma substância se espalhar pelo corpo depende de vários fatores, incluindo sua solubilidade em água, sua afinidade por proteínas plasmáticas, seu peso molecular e sua metabolização no fígado, entre outros. Além disso, muitas substâncias gasosas podem se dissolver no sangue em quantidades suficientes para serem transportadas pelo sistema circulatório.

E) Errado - Para o benzeno as complicações podem ser agudas, quando ocorre exposição a altas concentrações em um curto período, ou crônicas, quando a exposição se dá por um longo período a baixas concentrações. A exposição ao benzeno em elevadas concentrações por poucos minutos pode causar complicações agudas do qual não se enquadra a leucemia mieloide, essa é uma consequência da exposição crônica ao benzeno. 


Gabarito do Professor: B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) a absorção das poeiras de compostos iônicos inalados sofre pequena influência da solubilidade do aerodispersoide, pois, para ser absorvido, não basta o composto ser inalado e chegar às vias respiratórias inferiores, mas deve também possuir uma superfície ionizada e altamente reativa, ávida para ligar-se aos tecidos dos interstícios alveolares.

Quanto maior a solubilidade do gás ou vapor no sangue, maior sua absorção.

B) toxicocinética é a fase em que se estuda a absorção, a distribuição, o armazenamento, a biotransformação e a eliminação das substâncias absorvidas, sendo que também nesta fase, as características físico-químicas do xenobiótico, especialmente a solubilidade e a constante de acidez têm importância fundamental, pois determinam o acesso aos órgãos-alvo e a velocidade de eliminação pelo organismo.

C) a maioria dos toxicantes cruza a membrana celular pela diferença de gradiente de concentração, seguindo a Lei de Fick, de modo que a difusão simples é o meio mais simples, comum e importante para as substâncias polares (lipossolúveis) poderem passar pela membrana sem se dissolver no interior da célula com facilidade.

Hidrossolúveis

D) gases e vapores das substâncias menos lipossolúveis, ao ingressarem no organismo, atravessam mais facilmente a membrana alveolar por difusão simples, mas, como são pouco solúveis no sangue, não encontram na corrente sanguínea um meio propício para serem carregadas até o órgão no qual têm sua ação tóxica mais grave.

Mais

E) a resposta tóxica por exposição a baixas doses/ concentrações pode ser diferente da resposta a altas doses, como ocorre com o benzeno, que em elevadas concentrações por poucos minutos, pode provocar mielotoxicidade e aumentar a probabilidade de leucemia mieloide, enquanto as exposições repetidas a concentrações baixas podem levar à depressão do Sistema Nervoso Central.

elevadas concentrações por poucos minutos -> podem levar à depressão do Sistema Nervoso Central.

exposições repetidas a concentrações baixas -> pode provocar mielotoxicidade e aumentar a probabilidade de leucemia mieloide

Gabarito B

Claude

A alternativa correta é a B.

A toxicocinética é a fase da toxicologia que estuda o movimento dos agentes tóxicos dentro do organismo, incluindo a absorção, distribuição, armazenamento (metabolismo/biotransformação) e eliminação dessas substâncias.

Nessa fase, as características físico-químicas do xenobiótico (substância química estranha ao organismo), como a solubilidade e a constante de acidez (pKa), são fundamentais, pois determinam a capacidade de acesso aos órgãos-alvo e a velocidade de eliminação pelo organismo.

As demais alternativas estão incorretas:

A) Essa afirmação não está correta, pois a absorção de poeiras de compostos iônicos é influenciada pela solubilidade do aerodispersóide, e não pela superfície ionizada e reatividade.

C) Essa afirmação contraria a Lei de Fick, pois as substâncias lipofílicas (apolares/não polares) atravessam mais facilmente as membranas celulares por difusão simples.

D) Essa afirmativa está incorreta, pois gases e vapores de substâncias mais lipossolúveis (lipofílicas) atravessam mais facilmente a membrana alveolar e são mais facilmente carregados pelo sangue.

GPT

E) O benzeno é conhecido principalmente por sua toxicidade à medula óssea (mielotoxicidade) e seu potencial para induzir leucemia após exposição crônica. A afirmativa de que exposições agudas a altas concentrações de benzeno podem provocar mielotoxicidade e aumentar a probabilidade de leucemia mieloide é correta. Por outro lado, alegar que exposições repetidas a baixas concentrações de benzeno podem levar à depressão do Sistema Nervoso Central (SNC) não é consistente com o conhecimento científico predominante sobre os efeitos tóxicos do benzeno. Embora o benzeno possa ter efeitos no SNC, especialmente em altas doses, seu principal efeito adverso e bem documentado está relacionado à toxicidade hematológica, incluindo leucemia, após exposições prolongadas a baixas doses.

Houve uma inversão na E:

Uma mesma substância química pode ter diferentes efeitos celulares, químicos e bioquímicos e cada faixa de dose pode ter sua própria relação dose-resposta. Desta forma, a resposta tóxica por exposição a baixas doses/concentrações pode ser diferente da resposta a altas doses.

Por exemplo, a exposição ao benzeno em elevadas concentrações por poucos minutos pode levar à depressão do sistema nervoso central (SNC), enquanto exposições repetidas a baixas concentrações podem provocar mielotoxicidade e aumentar a probabilidade de leucemia mieloide aguda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo