Considerando-se o diagnóstico diferencial das cefaleias, nu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201531 Medicina
Considerando-se o diagnóstico diferencial das cefaleias, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Cefaleia tensional. (2) Cefaleia em salvas. (3) Cefaleia hemicrania paroxística.

( ) A dor é profunda, em geral retro-orbital, de intensidade excruciante, não flutuante e de caraterística explosiva.
( ) Caracterizada por desconforto bilateral, constritivo, em faixa. A cefaleia pode ser episódica ou crônica.
( ) Episódios de cefaleia unilaterais, graves, frequentes e de curta duração, associada a manifestações autonômicas ipsolaterais, com resposta excelente à indometacina.
( ) Está associada a sintomas ipsolaterais como hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal. Muitos pacientes respondem bem à inalação de oxigênio nas crises agudas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa D.

Tema central da questão: Esta questão aborda o diagnóstico diferencial das cefaleias, um tema essencial na área de neurologia. O conhecimento necessário para resolvê-la inclui a compreensão das características específicas de diferentes tipos de cefaleia, como cefaleia tensional, cefaleia em salvas e hemicrania paroxística. Entender os sintomas, a localização da dor e o padrão de ocorrência ajuda a diferenciar um tipo de cefaleia do outro.

Justificativa da alternativa correta:

(1) Cefaleia tensional: Esta é caracterizada por desconforto bilateral, constritivo, em faixa. Pode ser episódica ou crônica. O segundo item da lista descreve precisamente essas características. Assim, este corresponde à cefaleia tensional.

(2) Cefaleia em salvas: As características incluem dor profunda, retro-orbital, de intensidade excruciante e não flutuante. A primeira e a quarta descrições listadas se encaixam bem com a cefaleia em salvas. A associação com sintomas ipsolaterais, como hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal, também é típica das cefaleias em salvas, e muitos pacientes respondem bem à inalação de oxigênio nas crises agudas.

(3) Hemicrania paroxística: Esta cefaleia é caracterizada por episódios unilaterais, graves, frequentes e de curta duração, com resposta excelente à indometacina. A terceira descrição refere-se a esses sintomas precisos.

Examinando as alternativas:

Alternativa D - 2 - 1 - 3 - 2: Está correta, pois as descrições listadas correspondem exatamente às características das cefaleias descritas acima.

Alternativa A - 1 - 2 - 3 - 2: Incorreta, pois a ordenação das descrições dos sintomas não corresponde aos tipos de cefaleia corretamente.

Alternativa B - 3 - 2 - 1 - 1: Incorreta, a sequência não corresponde às descrições corretas dos tipos de cefaleia.

Alternativa C - 2 - 3 - 2 - 3: Incorreta, pois mistura as descrições de sintomas e condições de maneira inadequada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque corresponde corretamente a cada tipo de cefaleia com suas características. A descrição (2) "A dor é profunda, em geral retro-orbital, de intensidade excruciante, não flutuante e de caraterística explosiva" corresponde à cefaleia em salvas, que é conhecida por sua dor intensa e localização retro-orbital. O item (1) "Caracterizada por desconforto bilateral, constritivo, em faixa. A cefaleia pode ser episódica ou crônica" corresponde à cefaleia tensional, que é frequentemente descrita como um aperto ou pressão em torno da cabeça. A descrição (3) "Episódios de cefaleia unilaterais, graves, frequentes e de curta duração, associada a manifestações autonômicas ipsolaterais, com resposta excelente à indometacina" corresponde à cefaleia hemicrania paroxística, que se caracteriza por sua dor unilateral e resposta à indometacina. E finalmente, a descrição (2) que "Está associada a sintomas ipsolaterais como hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal. Muitos pacientes respondem bem à inalação de oxigênio nas crises agudas" também corresponde à cefaleia em salvas, que pode ser acompanhada desses sintomas e responde positivamente à inalação de oxigênio.

alternativa correta: D 2 - 1 - 3 - 2.

justificativa

A sequência correta reflete as características específicas de cada tipo de cefaleia, considerando os sintomas apresentados:

  1. Cefaleia em salvas (2): A primeira descrição corresponde à dor retro-orbital, intensa, de característica explosiva, que é típica da cefaleia em salvas.
  2. Cefaleia tensional (1): A segunda descrição corresponde ao desconforto bilateral, constritivo, em faixa, que é característico da cefaleia tensional.
  3. Hemicrania paroxística (3): A terceira descrição refere-se aos episódios de cefaleia unilaterais, graves, frequentes, de curta duração, associados a manifestações autonômicas ipsolaterais e com resposta excelente à indometacina.
  4. Cefaleia em salvas (2): A quarta descrição refere-se novamente à cefaleia em salvas, com sintomas autonômicos ipsolaterais (hiperemia conjuntival, rinorreia ou congestão nasal) e melhora com oxigênio durante crises.

análise das demais alternativas

[A]: Incorreta, a ordem da cefaleia tensional e cefaleia em salvas está trocada.

[B]: Incorreta, apresenta uma inversão na descrição da cefaleia tensional e hemicrania paroxística.

[C]: Incorreta, não reflete as descrições corretas para cefaleia em salvas e hemicrania paroxística.

[D]: Correta, segue a descrição exata e associada às características de cada tipo de cefaleia.

resumo:

A sequência correta é 2 - 1 - 3 - 2, pois reflete adequadamente as características da cefaleia em salvas, cefaleia tensional e hemicrania paroxística.

pontos chave

  • Cefaleia em salvas apresenta dor retro-orbital intensa, com sintomas autonômicos ipsolaterais e melhora com oxigênio.
  • Cefaleia tensional é bilateral, constritiva, em faixa, sendo a forma mais comum de cefaleia.
  • Hemicrania paroxística é unilateral, grave, de curta duração e responde à indometacina.
  • Diferenciar os tipos de cefaleia é essencial para o diagnóstico e manejo adequados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo