Há situações em que o uso da crase é facultativo, como os e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o uso da crase. A crase ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a(s)". Conhecer quando a crase é obrigatória, facultativa ou proibida é essencial para resolver questões desse tipo em concursos públicos.
Na questão apresentada, precisamos identificar a situação em que a crase não pode ser empregada. Portanto, estamos buscando uma situação onde a fusão entre preposição e artigo não ocorre.
Alternativa E - "Eu pedi um favor a ela."
No caso da alternativa E, temos a construção "a ela". Aqui, a crase não é possível porque "ela" é um pronome pessoal, e pronomes pessoais não aceitam artigo. Portanto, não há fusão entre preposição e artigo, tornando a crase impossível.
Analisando as alternativas incorretas:
A - "Sempre, obedeça a Catarina, ela sabe bem o que faz."
Aqui, a crase não é utilizada porque "Catarina" é nome próprio de pessoa, e o uso da crase antes de nomes próprios femininos é facultativo. No entanto, pode-se usar a crase se houver necessidade de ênfase.
B - "Entreguei o trabalho a Paula."
Semelhante ao exemplo anterior, o nome próprio "Paula" permite o uso facultativo da crase. Não é obrigatória a fusão com o artigo.
C - "Aquela casa pertence a minha mãe."
Na frase, "a minha mãe" ocorre antes de um pronome possessivo feminino. A crase é facultativa diante de pronomes possessivos.
D - "Andamos até a praça."
Nesta frase, o uso da crase é facultativo, porque a preposição "até" já indica a direção ou destino, não obrigando assim o uso do artigo.
Portanto, a alternativa correta é E, pois é a única em que a crase é impossível. Sempre verifique o contexto e a presença de artigos ou pronomes para determinar o uso correto da crase.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Crase facultativa = ATÉ SUA MARIA
portanto, o gabarito é letra E
já que a questão pede a errada
lembrando que
- antes de pronome pessoal eu tu ela ... é proibido
- antes de pronome demonstrativo = esse, essa é proibido , exceto aquela , aquele (ver regência de um vti antes)
LETRA A - FACULTATIVA ANTES DE NOME FEMININO;
LETRA B - FACULTATIVO MESMO EXEMPLO DA A;
LETRA C- FACULTATIVA ANTES DE PRONOMES POSSESSIVOS FEMININOS SUA E MINA;
LETRA D - FACULTATIVO ANTES DA PREPOSIÇÃO ATÉ,
LETRA E- ANTES DE PRONOME PESSOAL É PROIBIDO.
GAB.E
O verbo "pedir" exige a preposição "a".
"Ela" é um pronome pessoal, e pronomes pessoais não exigem o artigo definido, portanto, não há crase nesse caso.
BONS ESTUDOS!
FACULTATIVO: ATÉ // MULHER // POSSESSIVA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo