[Questão Inédita] No tema sobre convergências e divergências...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522633 Administração Pública
[Questão Inédita] No tema sobre convergências e divergências na administração brasileira, está correto dizer que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa E.

A questão aborda as convergências e divergências entre a administração pública e a administração privada, um tema fundamental em concursos públicos que exige o entendimento das particularidades e semelhanças entre esses dois tipos de gestão.

Alternativa E é correta porque menciona que ferramentas clássicas da administração privada, como o Ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Checar, Agir), a matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e a Pirâmide de Maslow (hierarquia das necessidades humanas), são implementadas na administração pública, observando as peculiaridades do regime público. De fato, muitos conceitos e práticas da administração privada são adaptados para a realidade do setor público, visando melhorar a eficiência e eficácia dos serviços públicos.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:

Alternativa A menciona a dificuldade de implementar planejamentos de longo prazo devido à grande rotatividade nos cargos de direção, tanto na administração pública quanto na privada. No entanto, essa dificuldade é mais característica da administração pública, devido à transitoriedade dos cargos comissionados e às mudanças de governo. Na administração privada, embora haja rotatividade, a continuidade de planejamento tende a ser mais estável.

Alternativa B afirma que a governança corporativa ainda não está regulamentada na administração pública, o que é incorreto. A governança pública é regulamentada e implementada por meio de várias normas e práticas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e as práticas de transparência e controle social.

Alternativa C sugere que a administração privada substituiu a administração pública na gestão de bens, serviços e agentes públicos, usando o exemplo do Termo de Parceria das OSCIP. Embora existam parcerias público-privadas e concessões, a administração pública não foi substituída, mas sim complementada por essas parcerias.

Alternativa D declara que a busca de resultados financeiros positivos é indevida para todas as entidades da administração pública indireta, o que está incorreto. Algumas entidades da administração pública indireta, como empresas públicas e sociedades de economia mista, são criadas justamente para gerar lucro e resultados financeiros positivos, compatíveis com seus objetivos e natureza jurídica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ambas aplicam o Processo Administrativo, como por exemplo o PDCA.

A)  Errada. rotatividade nos cargos de direção é mais comum na pública. a privada tende a ser mais estável (já cobrado em outra questão)

b) Errada. ...norma que irá instituir a governança para a administração pública, ainda não regulamentada.... O que mais tem é norma no setor público, exemplo, Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017.

c) Errada. gestão de bens, serviços e agentes públicos costumam ser gerenciadas pelo poder público.

d) Errada. Exemplo disso é a SEM, a qual visa o lucro e faz parte da indireta.

e) Gabarito. PDCA pode ser visto na LOA. SWOT ajuda a entender o cenário do país. e a pirâmide de Maslow é aplicada no caso dos servidores públicos

_____________________________________________

erros, mandem mensagem.

espero ter ajudado:)

Desde que observadas as devidas correções o setor público pode e deve ter como base sim as ferramentas que são usadas na gestão privada...

Assertiva Letra E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo