Ainda acerca da utilização de EPI, julgue o próximo item.O e...
Ainda acerca da utilização de EPI, julgue o próximo item.
O emprego de vestimenta de couro para corpo inteiro é um tipo de proteção contraindicada, pois é responsável por agravar as condições de trabalho quanto à insalubridade, já que produz sobrecarga térmica, uma vez que dificulta a transpiração.Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para esta questão é a letra C - certo.
Ao lidar com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é essencial compreender que, embora eles sejam fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores, sua eficácia e adequação dependem do contexto em que são utilizados.
O enunciado trata especificamente do uso de vestimenta de couro para corpo inteiro em determinadas condições de trabalho. Esta questão aborda a lógica por trás da escolha de EPIs adequados, destacando a importância de considerar os efeitos colaterais de sua utilização. No caso em questão, a vestimenta de couro pode realmente ser contraindicada devido ao potencial de causar sobrecarga térmica.
O uso de vestimentas de couro em ambientes insalubres pode agravar as condições de trabalho, uma vez que esse tipo de material não é adequado para locais onde a temperatura é um fator de risco. O couro dificulta a transpiração, levando ao acúmulo de calor no corpo do trabalhador. Isso pode aumentar o risco de problemas de saúde relacionados ao calor, como a exaustão térmica e a insolação.
Portanto, a alternativa C - certo está correta, pois reconhece que o uso de tal vestimenta, em situações que favorecem a sobrecarga térmica, deve ser evitado para não comprometer a saúde e segurança do trabalhador.
Espero que essa explicação tenha clarificado o tema abordado pela questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
A QUESTÃO Q29904, ITEM III, TRATA DESTE ASSUNTO.
O caso apresentado mostra uma disfunção, onde o EPI, que devia proteger o trabalhador, acaba por provocar uma situação de desconforto que prejudica o desempenho profissional do empregado.
Quanto a isso, a mesma NR-9 dispõe (item 9.3.5.5) que a utilização do EPI, no âmbito do PPRA, deve envolver a seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador está exposto e à atividade exercida,
considerando-se a eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo avaliação do trabalhador usuário. No caso proposto pela questão (uso de vestimenta de couro para corpo inteiro em ambiente laboral com presença de calor), o EPI tornou-se inadequado e agravou as condições de trabalho.
Assinalei como errada, pois causa desconforto térmico ao dificultar a evaporação
Esse foi o meu entendimento
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo