Um aumento na entrada de capital externo para aplicar em açõ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q52696 Economia
Um aumento na entrada de capital externo para aplicar em ações nas bolsas de valores brasileiras, de imediato, faz com que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu creio que a alternativa D está errada pelo fato de que: se ocorrer entrada de moeda estrangeira aqui no Brasil para a compra de ações na Bovespa, a moeda estrageira terá que ser convertida pela nossa moeda (real), já que as ações listadas em bolsa são de empresas brasileiras. Portanto com a troca das moedas, a estrageira pela moeda nacional, haverá uma maior demanda pela nossa moeda, o que acarretará uma valorização (e não desvalorização, como diz a questão) do cambio. Aí entra a questão básica de economia, a lei da oferta e da demanda. Uma maior demanda pela moeda nacional fará com que o "preço" dela aumente, ou seja, haverá uma valorização no cambio.

Eu creio que seja este o motivo da questão D está errada.

 

Complementando a resposta da gata da Ana Paula Mecenas...

A resposta C é correta pq se o câmbio é fixo o Banco Central deve manter a meta cambial. Se há entrada de muito capital extrangeiro no país o Bacen vai comprar o excesso de moeda estrangeira, isso gerará um aumento nas reservas. Como consequencia também trará aumento na oferta de moeda nacional, já que o banco regulador "troca" moeda estrangeira pela nacional.
a) Se o câmbio for flutuante irá aumentar o déficit: Entrada de dolar no páis -> Valoriza a taxa de câmbio -> Mais importações -> Aumento de déficit no BP. (ERRADA)

c) Conforme o comentário anterior do 
 Lucio Pin

d) Explicado na letra A

e) Como a questão não afirma se o cãmbio é fixo ou flutuante não se pode afirma isso. Se o câmbio for fixo não altera o déficit.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo