O International Accounting Standards Board (IASB) tem adotad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TCU
Q1230589 Auditoria Governamental
O International Accounting Standards Board (IASB) tem adotado normas para a contabilização das remunerações dos empregados com opções de ações. De acordo com essas normas, as empresas devem deduzir do lucro o custo das opções de ações. Acredita-se que essa medida possa reduzir a manipulação dos resultados das empresas , proporcionando maior transparência. Vale lembrar que a bonificação por meio de opções de ações esteve no centro dos recentes escândalos corporativos ocorridos nos Estados Unidos da América. Naqueles casos, a administração das empresas procurava aumentar o preço das ações, aumentando seus ganhos quando a opção era exercida. Pela nova regra, que entrará em vigor em janeiro de 2005, as empresas que emitem opções de ações para seus empregados devem considerá-las como despesa. O montante a ser registrado deve basear-se no valor justo ou no valor de mercado das opções.

Considerando o texto acima e os conhecimentos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
De acordo com o novo tratamento proposto pelo IASB, no momento da concessão da remuneração dos empregados, com opções, deve-se proceder a um lançamento a débito e a crédito em contas transitórias.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pelo que entendi do enunciado, não são contas transitórias (DRE, zeradas ao final de todo exercício), pois serão lançadas no BP.

Portanto, na emissão de opções, imagino que a escrituração seja reconhecida no PL e no Passivo, pois trata-se de dedução no lucro: "as empresas devem deduzir do lucro o custo das opções de ações".

D - Custo de opções para funcionários (PL) - conta redutora do PL, reduz/ ajusta lucro.

C - Opções a distribuir para funcionários (Passivo) - aumento do passivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo