Antiguidade Oriental é um conceito utilizado para identifica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718290 História
Antiguidade Oriental é um conceito utilizado para identificar as civilizações que se desenvolveram durante a Idade Antiga no Oriente, em especial no norte da África e no Oriente Médio, como a Egípcia e Mesopotâmica. Levando em consideração essa temática, correlacione as colunas abaixo:
Coluna I 1 Egito 2 Mesopotâmia
Coluna II ( ) A civilização se construiu no norte da África a partir de diversos agrupamentos, chamados nomos, que se instalaram às margens do Rio Nilo.
( ) É uma região localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e seu nome significa “entre rios”. Possuía extensas áreas férteis, o que favoreceu a ocupação humana. ( ) Os diferentes povos que povoaram a região se organizaram em cidades-estados, ou seja, cidades independentes que possuíam governo próprio e autônomo. ( ) Durante o período de auge do Império, a sociedade era dominada pelo Faraó, considerado uma figura divina. Abaixo do Faraó estavam os nobres e sacerdotes. ( ) Berço do Código de Hamurabi, que é o mais antigo código de leis conhecido, baseado na “lei do Talião”, cujo princípio mais conhecido era o do “olho por olho, dente por dente”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O gabarito para a questão que correlaciona as características das civilizações do Egito e da Mesopotâmia está identificado pela alternativa B. Vamos entender o porquê:

  • (1) O Egito Antigo se formou no norte da África, mais precisamente às margens do Rio Nilo. A sociedade egípcia se organizava em torno de diversos agrupamentos chamados nomos, que eram regiões administrativas.
  • (2) A Mesopotâmia é uma região do Oriente Médio, localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Seu nome, de fato, significa “entre rios”. Esta localização geográfica proporcionava terras férteis e, consequentemente, favorecia a ocupação humana e o desenvolvimento da agricultura.
  • (2) As cidades-estados mesopotâmicas eram cidades independentes, cada uma com seu próprio governo e autonomia. Esse formato organizacional era comum na região da Mesopotâmia.
  • (1) No Egito, a sociedade era centralizada na figura do Faraó, considerado uma divindade em terra. Abaixo dele, estavam os nobres e sacerdotes, que compunham a elite da sociedade.
  • (2) O Código de Hamurabi é de origem mesopotâmica e é reconhecido como um dos mais antigos conjuntos de leis da humanidade. A lei do Talião é um dos seus princípios fundamentais, expressando a ideia de justiça como retaliação equivalente, ou seja, "olho por olho, dente por dente".

Portanto, a relação correta das descrições com as respectivas civilizações é a sequência 1, 2, 2, 1, 2, que corresponde à alternativa B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 1 Egito

2 Mesopotâmia

 ( ) A civilização se construiu no norte da África a partir de diversos agrupamentos, chamados nomos, que se instalaram às margens do Rio Nilo.

( ) É uma região localizada no Oriente Médio, entre os rios Tigres e Eufrates, e seu nome significa “entre rios”. Possuía extensas áreas férteis, o que favoreceu a ocupação humana.

( ) Os diferentes povos que povoaram a região se organizaram em cidades-estados, ou seja, cidades independentes que possuíam governo próprio e autônomo.

 ( ) Durante o período de auge do Império, a sociedade era dominada pelo Faraó, considerado uma figura divina. Abaixo do Faraó estavam os nobres e sacerdotes.

( ) Berço do Código de Hamurabi, que é o mais antigo código de leis conhecido, baseado na “lei do Talião”, cujo princípio mais conhecido era o do “olho por olho, dente por dente”.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Logo B 1, 2, 2,1, 2.

Tudo bagunçado, nao da para entender nada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo