Dois amigos estavam conversando e, durante a conversa, ocorr...
• Amigo 1: Eu sou contra o mecanismo da assistência jurídica gratuita no país. Ela faz com que os impostos sejam ampliados e alguém deve pagar essa conta.
• Amigo 2: Discordo de você. Não defendo essa ideia de que os pobres devem ser proibidos de acessar a justiça em nosso país.
A argumentação apresentada pelo amigo 2 apresenta uma incoerência denominada falácia
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fruta que partiu kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Q isso! Espantalho?
DEUS É MAIS
Pesquisa no Google
ERREI]
https://www.infoescola.com/filosofia/falacia-do-espantalho/#:~:text=A%20fal%C3%A1cia%20do%20espantalho%20(the,mais%20f%C3%A1cil%20de%20ser%20refutada%2C
Um espantalho é um boneco intencionalmente construído para assemelhar-se a um ser humano a fim de espantar aves indesejadas de determinadas plantações. A falácia do espantalho (the straw man fallacy, em inglês) é um tipo de não-formal e é um modo de argumentação onde, em um debate entre duas pessoas, um oponente se propõe a refutar o argumento adversário mas, no fim, o faz distorcendo este argumento e, ao atacar a versão distorcida, mais fácil de ser refutada, considera ter derrotado o argumento original. Diz-se a respeito de quem argumenta dessa maneira que ele criou um espantalho e o derrotou em uma luta, considerando, assim, que também derrotou o homem verdadeiro (no caso, o argumento adversário).
A falácia do espantalho é bastante comum e pode acontecer tanto por engano quanto por malícia. Ela acontece por engano quando falta ao interlocutor conhecimento a respeito de alguma informação referente ao tema discutido. Por exemplo:
O erro, ou o espantalho, do exemplo acima está em se acreditar que o evolucionismo afirma que macacos e seres humanos não são diferentes. Esta afirmação é falsa porque, claramente, o evolucionismo afirma que os seres humanos são muito diferentes dos macacos. Esta crença não é maliciosa, mas é um engano causado pela falta de conhecimento a respeito do tema.
Faltou o Batman e o Coringa... quem sabe o Duas-Caras.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo