A Revolução Puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718296 História
A Revolução Puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) quando o rei e o parlamento se enfrentaram. Assinale a alternativa que corresponde às características desta revolução.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Revolução Puritana foi um evento complexo e multifacetado que ocorreu na Inglaterra do século XVII. Suas características vão além de um simples embate entre o rei e o parlamento, englobando aspectos religiosos, políticos, sociais e econômicos.

Entre as alternativas, a correta é a "C", que destaca o desafio imposto à monarquia e a rejeição à teoria do direito divino. Segundo essa teoria, o poder do rei era considerado uma concessão divina, o que conferia a ele uma legitimidade inquestionável sobre seus súditos.

A Revolução representou um importante confronto ideológico e político que refletiu a crescente insatisfação com o autoritarismo monárquico e a busca por uma governança que respeitasse maior participação e representatividade política. A vitória do parlamento nesta disputa foi um passo significativo para o desenvolvimento do sistema parlamentarista e para a consolidação de uma monarquia constitucional na Inglaterra.

Portanto, ao analisar o contexto e as forças em jogo, percebemos que o movimento puritano foi mais do que uma luta pelo poder; foi um processo de transformação social e política que teve profundas implicações para o futuro do país e para a evolução dos conceitos de soberania e democracia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

revolução puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. ... As atitudes do rei começaram a formar revoltosos que começaram seus protestos na Escócia quando o rei impôs o anglicanismo aos presbiterianos e aos puritanos.

Fonte: Google.

A principal consequência da revolução puritana foi o fim da forma soberana de se governar. O historiador Hilário Franco Junior em seu livro "Idade Média nascimento do ocidente" diz que a Inglaterra vai passar por revoluções no século XVII que quebram o poder soberano do rei que era sustentado justamente na ideia de que só ele tinha o direito divino e portanto todos os de baixo eram seus súditos.

Nesse sentido, o autor conclui que na Inglaterra vigorou o poder suserano e não soberano, pois a suserania era dependente não do poder soberano sustentado pelo direito divino, mas sim no poder vassálico entre as casas de nobres que sustentavam o monarca no poder, em outras palavras, o poder monarca inglês era limitado pelo apoio importante dos aristocratas.

Na França o cenário vai ser totalmente o contrário, o poder soberano sustentado pelo direito divino se manteve até a revolução francesa, nesse caso, o poder era ilimitado e não dependia necessariamente do apoio dos nobres, já que a Igreja era a "fiscalizadora" e não a aristocracia.

Gabarito C

Qual o problema com a alternativa A????

Gostaria de saber o motivo de a alternativa A estar errada.

o que torna a A errada é o final, quando diz: "dentre eles os menos favorecidos." Quando na realidade, o conflito era entre os burgueses e os nobres. Ou seja, não havia menos favorecidos nessa situação. Justamente porque a burguesia desejava mais participação política e menos poder concentrado nas mãos do Rei, a reforma protestante deu força para o movimento deles pois servia como base de crítica para o argumento de "direito divino do rei".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo