A correta remoção e recepção do cadáver no necrotério podem ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q445328 Medicina Legal
A correta remoção e recepção do cadáver no necrotério podem facilitar os trabalhos do técnico em necropsia e do legista. Em relação a esses procedimentos, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão avalia os conhecimentos do candidato em necropsia.

A) ERRADO. A Guia de Remoção de Cadáver é um documento oficial, obrigatório, expedido e assinado por autoridade policial (e não por médico) em três vias, que autoriza e determina a remoção do cadáver do local em que se encontra para o IML. Uma das vias fica anexada ao registro de ocorrência que deu origem à remoção, outra via é anexada à documentação do cadáver, e a última via fica arquivada no Setor de Óbito.

B) ERRADO. O cadáver é recebido no Setor de Permanência, mediante apresentação da Guia de Remoção de Cadáver (e não do atestado de óbito) e dos documentos complementares que auxiliarão na formalização de sua entrada.

C) CERTO. Feita a entrada, o cadáver é registrado no Livro de Entrada de Cadáveres sob um número determinado por ordem cronológica. Esse número dá origem, por sua vez, ao número de laudo interno, que acompanhará o cadáver e toda a sua documentação no Instituto até a liberação. Ainda constam nesse registro o nome do cadáver, a data e a hora de entrada, a provável causa da morte, o número da Guia de Remoção e a Delegacia Policial de procedência, além do número da viatura de remoção de cadáver responsável pelo transporte do corpo. Caso o nome do cadáver não seja conhecido, este é descrito como homem, mulher, criança, feto ou despojos humanos.

D) ERRADO. Após o preenchimento do registro de entrada, os dados são transcritos em uma etiqueta - o Cartão de Identificação do Cadáver -, que será atada à perna deste por meio de um fio metálico. Há, ainda, uma segunda etiqueta de identificação, feita de fenolite com números de cobre, material resistente ao calor e à umidade, ou em alumínio com números cunhados, que também é presa ao cadáver e pode ser encontrada mesmo após a exumação.

E) ERRADO. O cadáver não identificado deve ser necropsiado, sendo inclusive uma das finalidades da necropsia a identificação do cadáver..

Gabarito do professor: Alternativa C.

JUNIOR, Luiz Carlos Prestes, ANCILLOTTI, Roger. Manual de técnicas em necropsia médico-legal. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E quando for morte de pessoa não identificada , faz como?? nem todo cadáver que entra no IML está identificado .

O registro de entrada deve conter informações como o nome do cadáver, a data e a hora da entrada, a provável causa da morte e o número do guia de remoção.

Quando não identificado o cadáver a guia de remoção remeterá apenas a "homem, mulher, feto ou despojos cadavéricos".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo