Os fenômenos cadavéricos podem ser divididos em dois grandes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: PCA Prova: FCC - 2017 - POLITEC - AP - Perito Médico Legista |
Q839131 Medicina Legal
Os fenômenos cadavéricos podem ser divididos em dois grandes grupos, os abióticos e os transformativos. Em relação aos fenômenos que ocorrem no cadáver,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Analisando as alternativas:

A) INCORRETO - As manchas de hipóstase ou livores cadavéricos- são sinais de certeza da morte. Formam-se dentro dos vasos sanguíneos em decorrência da ação da gravidade. Antes das 12 horas após a morte, eles podem mudar de posição.

B) CORRETO - Rigidez cadavérica também chamada de "rigor mortis", trata-se de um ENDURECIMENTO MUSCULAR. Esse fenômeno compreende acidificação dos músculos e falta de oxigenação. A rigidez se desenvolve das partes menos volumosas para as massas musculares com maior volume. Cronologia da rigidez: inicia-se o processo de forma mais rápida nos cadáveres desidratados. Inicia-se com 2 horas, propagando-se com 6 horas-8 horas e permanecendo até 24 horas após o óbito, período em que se inicia a putrefação.

C) INCORRETO - “Chama-se de autólise o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte. Sem nenhuma interferência bacteriana, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos. Este processo passa por duas fases: na primeira (fase latente) as alterações são apenas no citoplasma da célula; na segunda (fase necrótica) há comprometimento do núcleo com o seu desaparecimento. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.1031. Já a putrefação é “a decomposição do corpo pela ação de bactérias saprófitas que o invadem passado algum tempo da sua morte. Começa a partir das espécies que se acham normalmente no intestino grosso (...) principalmente no ceco." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, P.152

D) INCORRETO - interfere de forma significativa. Ex: corpos espostejados

E)INCORRETO - Hércules esclarece que a “fase da coloração começa com a chamada mancha verde abdominal, que se forma primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfídrico produzido pelas bactérias difunde-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina, formando-se a sulfoemoglobina." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, P. 153


GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB-B

Rigidez Cadavérica-Decorrente da supressão do oxigênio celular, impedindo a fomação de ATP, com acúmulo de ácido lático;

ATP : necessário tanto p/ contrair quanto p/ relaxar o músculo;

Lei de Nysten : progressão crânio-caudal, dos menores p/ os maiores grupamentos musculares.

Significado de Ptomaína:

1-Putrefação cadavérica.
2-A parte putrefata de qualquer organismo.
3-Infecção que resulta dessa putrefação.
4-Alcalóide proveniente da decomposição das matérias orgânicas.

O período de coloração é resultante da ação bacteriana no intestino grosso, principalmente gás sulfídrico, que dá a coloração esverdeada.

Acredito que Ptomaína seja outra coisa, tá dificil de encontrar, mas parece algo posteiror a fase cromática. Provavelmente na fase coliquativa, em virtude da decomposição. (se estiver errado corrijam , por favor)

 

b) RIGIDEZ MUSCULAR OU RIGIDEZ CADAVÉRICA

Os músculos, inicialmente flácidos, contram-se pela última vez à custa de células que ainda não morreram.

A rigidez é uma variante da contração muscular normal, provocada pela escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático.

 

 c) a autólise é o primeiro sinal cadavérico decorrente da interferência bacteriana. 

 

AUTÓLISE: Destruição das células pelas próprias proteínas que produz e que têm ação digestiva, chamadas enzimas, em virtude da liberação das mesmas pela ação lesiva do ácido lático sobre o compartimento que as contém dentro da célula.

 

PUTREFAÇÃO; (Início da interferência bacteriana) É a decomposição do corpo pela ação das bactérias, gerando grande quantidade de gases.

 

FONTE: Neusa Bittar

"Ptomaínas, conhecidas como uma mistura de substâncias de caráter básico que podem ser isoladas dos resíduos putrefeitos dos cadáveres por meio de técnicas especiais, entre elas a de Stas.


Elas surgem 2 a 4 dias após a morte, aumentam em torno do 20º dia e desaparecem na fase final da putrefação.


Elas só se desenvolvem na presença de água"


Fonte: França

A-ERRADA: Machas de Hipóstase é um fenômeno abiótico imediato e não destrutivo(putrefação); os livores cutâneos, constantes, são vistos nas primeiras 2 a 3 horas do óbito e podem deslocar-se com as mudanças de posição do morto dentro das próximas 8 a 12 horas, após as quais fixam-se definitivamente, o que confere a ambos grande importância médico-legal, além de serem sinais afirmativos de morte.” Caracterizam-se pela tonalidade azul-púrpura, de certa intensidade e percebidas na superfície corporal. São encontradas, de preferência, na parte de declive dos cadáveres e por isso chamadas de manchas de hipóstase, variando, logicamente, com a posição do corpo .

B-CORRETA: A rigidez cadavérica resulta da supressão de oxigênio às células e acúmulo de ácido lático. Embora variável, de maneira geral, começa entre 1 e 3 horas após a morte, em condições de temperatura ambiente usual.

C-ERRADA: Autólise é o processo de autodestruição das células SEM NENHUMA INTERFERENCIA BACTERIANA.

D-ERRADA: A causa da morte INTERFERE na velocidade da putrefação, assim como alguns locais.

E-ERRADA: A “fase da coloração começa com a chamada mancha verde abdominal, que se forma primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfídrico produzido pelas bactérias difunde-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina, formando-se a sulfoemoglobina."

Genival Veloso de França. Medicina Legal, 11 ED. 2018.

HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo