Em uma cena de encontro de cadáver, constatou-se que a camis...
Após identificação dos marcadores encontrados, constatou-se que as manchas correspondiam ao sangue do cadáver e de mais uma pessoa. Assim, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os números abaixo de cada amostra "26", "27" indicam a quantidade de repetições encontrada de cada um desses marcadores. Cada um desses números representa o que chamamos de alelo, que é um "tipo" diferente daquele determinado trecho de DNA.
Considerando que todos nós herdamos cromossomos do nosso pai e da nossa mãe, nós teremos, no máximo, dois alelos diferentes de cada um desses marcadores. Caso ambos os pais tenham passado o mesmo tipo de alelo para aquele marcador, teremos um único alelo.
No caso das colunas em que há mais de dois alelos sendo mostrados (ex. 26/27/32), estamos falando de uma mistura de material genético, ou seja, foi detectado o DNA de mais de uma pessoa naquela amostra, tendo em mente que o máximo que podemos ter, para um único indivíduo, serão dois alelos.
Para responder a questão, precisamos comparar o DNA da camiseta (manchas avermelhadas) com o DNA dos outros indivíduos (cadáver, esposa, pessoa 1 e pessoa 2), e ver quais alelos batem. Uma coincidência de alelos significa que o material genético daquele indivíduo estava presente na mancha de sangue.
A) ERRADO. Comparando o DNA da camiseta com o DNA da esposa, vemos que vários alelos da esposa não estão presentes na mancha analisada. Então os perfis não batem, o material genético da esposa não estava presente na mancha de sangue. Ainda que estivesse, não poderíamos usar essa evidência, por si só, para concluir que a esposa cometeu o crime.
B) CERTO. Veja que todos os alelos, de todos os marcadores analisados, da pessoa 2 coincidem com os alelos encontrados no DNA da camiseta. Os que "sobram" são do próprio cadáver. Portanto, os marcadores do sangue são compatíveis com os da pessoa 2.
C) ERRADO. Há várias discordâncias entre os alelos da pessoa 1 e da mancha avermelhada, então não há compatibilidade de perfis nesse caso.
D) ERRADO. Já vimos na alternativa A) que a camiseta não possui material genético da esposa. Além disso, nada podemos concluir do filho biológico do casal, pois não conhecemos o conjunto de alelos herdado pelo filho.
E) ERRADO. Como vimos na alternativa B, os marcadores presentes na mancha são compatíveis com os alelos da pessoa 2.
Gabarito do professor: alternativa B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Basta analisar, em todos os quadrinhos da mancha de sangue da camisa, estão presentes o DNA do cadáver e o DNA da pessoa 2. Não precisa nem saber medicina legal para fazer esta questão.
Dica: olhar de baixo para cima ajuda.
GABARITO: LETRA B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo