Em relação às funções do orçamento público, julgue o item a ...
Em relação às funções do orçamento público, julgue o item a seguir.
A função distributiva promove ajustamentos na distribuição de renda atendendo estritamente ao ideal de Pareto, segundo o qual a melhoria da posição de alguém na economia deve se dar sem a deterioração da de outrem.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eficiência ou óptimo de Pareto é um conceito desenvolvido pelo italiano Vilfredo Pareto, que define um estado de alocação de recursos em que é impossível realocá-los tal que a situação de qualquer participante seja melhorada sem piorar a situação individual de outro participante.
FUNÇÃO DISTRIBUTIVA: Necessidade de corrigir falhas de mercado. Combater os desequilíbrios.
Ou seja
Função distributiva quer combater os desequilíbrios sem que ninguém se F#D4 para que outro tenha que melhorar.
Resposta: ERRADO
----
Comentário:
A afirmação está errada. A função distributiva do orçamento público não está estritamente vinculada ao ideal de Pareto, que exige que qualquer melhoria na posição de uma pessoa na economia não prejudique a posição de outra.
A função distributiva do orçamento público refere-se à atuação do Estado para reduzir desigualdades sociais e regionais, por meio da redistribuição de recursos. Isso pode ser feito por meio de transferências de recursos a grupos sociais mais vulneráveis, por exemplo, ou de políticas públicas que busquem corrigir desigualdades econômicas e sociais.
O ideal de Pareto refere-se a uma situação de eficiência econômica, onde é impossível melhorar a posição de uma pessoa sem piorar a de outra, o que é um conceito de eficiência, e não de distribuição de recursos. A função distributiva no orçamento público busca melhorar a distribuição de renda e reduzir desigualdades, mesmo que isso possa envolver a deterioração da posição de alguns indivíduos, como no caso de tributos progressivos ou transferências sociais.
Fundamentação: A função distributiva do orçamento visa promover a equidade social, e o conceito de Pareto trata de uma eficiência em que não é possível uma melhoria sem prejuízo de outro, algo que não necessariamente se aplica ao objetivo da redistribuição de riqueza e renda do orçamento público.
Conclusão: A afirmação está errada, pois a função distributiva não segue o ideal de Pareto, que é relacionado à eficiência, enquanto a redistribuição de recursos busca promover equidade, o que pode envolver a melhoria de alguns à custa de outros.
-------
* 1.700 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTILO CEBRASPE (CERTO ou ERRADO)
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FGV
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FCC
https://pay.kiwify.com.br/3FtABo6
ERRADO
O ótimo de Pareto é um estado em que os recursos estão alocados da forma mais eficiente possível. Qualquer realocação dos recursos para melhorar a situação de um indivíduo irá necessariamente piorar as condições de outro indivíduo.
Ou seja, gente, a função distributiva é necessária justamente porque não é o estado de ótimo de Pareto, então há de se fazer essa política fiscal para reduzir as desigualdades das alocações de recursos, - redistribuição de renda.
Gabarito: errado.
Questão:
A função distributiva promove ajustamentos na distribuição de renda atendendo estritamente ao ideal de Pareto, ( parte errada) segundo o qual a melhoria da posição de alguém na economia deve se dar sem a deterioração da de outrem.
Meu entendimento baseado (IA)
O princípio econômico -O Ideal de Pareto/Ótimo de Pareto- diz que uma ECONOMIA É EFICIENTE quando a melhoria de uma pessoa não deteriora a de outra.
Agora na função distributiva do governo: ele vai corrigir as falhas do mercado por meio de impostos, subsídios e transferências governamentais. Dessa forma, teremos a distribuição de renda para complementar de quem precisa. = tira de um e manda pra quem não tem.
Tendei ajudar de uma forma mais simplificada (informal).
Contudo, a função distributiva não atende ao princípio de Pareto.
Gabarito: errado.
Mais resumido ainda pra vocês no meu entendimento. Pra quem gosta de comentário curto. Lembrando que eu já fiz um comentário aqui com a explicação.
O princípio econômico -O Ideal de Pareto/Ótimo de Pareto- pra ele uma economia eficiente é aquela que não tira de quem tem mais pra ajudar o coleguinha.
A função distributiva: ela vai corrigir as falhas do mercado por meio de impostos e etc. Teremos a redistribuição de renda tirando de um e dando pra quem precisa.
Beem informal, mas foi assim que eu entendi, mores! kkkk
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo