O Município de Astolfo Dutra, verificando que determinado es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301306 Direito Administrativo
O Município de Astolfo Dutra, verificando que determinado estabelecimento comercial estava exercendo suas atividades sem o necessário alvará da vigilância sanitária, expediu uma ordem de interdição do local, até a regularização da situação. O proprietário do estabelecimento argumentou que somente fecharia as portas por meio de ordem judicial. Quanto ao fato narrado, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que versa acerca dos Poderes da Administração Pública. Solicita que o candidato marque a alternativa correta.  

A – CERTO.  José dos Santos Carvalho Filho conceitua poder de polícia como a prerrogativa de direito público que, calcada na lei, autoriza a Administração Pública a restringir o uso e o gozo da liberdade e da propriedade em favor do interesse da coletividade. O Poder de Polícia tem elementos característicos, como: A Coercibilidade, a Autoexecutoriedade e a Discricionariedade. 
A autoexecutoriedade, especificamente, permite ações da Administração Pública, sem a obrigatoriedade de autorização do Poder Judiciário. Divide-se, ainda, em exigibilidade e executoriedade.

  B – ERRADO. O item está errado. A autotutela é mecanismo em que administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial

    C – ERRADO. O item está errado, veja: A administração possui o Poder de Polícia, podendo restringir, limitar o uso e gozo da liberdade e da propriedade. Portanto, alternativa incorreta.  

D – ERRADO.  Em que pese a Administração Pública tenha que atuar com base nos princípios da razoabilidade, o princípio que corresponde ao que fora narrado é o Poder de Polícia.  

GABARITO DO MONITOR: A  

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: A

~RESUMO SOBRE O PODER DE POLÍCIA~

O fundamento do poder de policia é o poder de império (poder extroverso) que a Administração Pública possui, de modo a observar o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.

O poder de policia administrativa não pode ser delegado a pessoas jurídicas de direito privado.

Ele pode ser exercido de maneira preventiva e também repressiva, alcançando os particulares em geral, que não possuam nenhum vinculo específico com a Administração Publica.

 

ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA

Discricionariedade

O poder de policia, em regra, é discricionário, pois dá ao administrador publico margem de liberdade para agir, dentro dos parâmetros legais. Contudo, se a lei exigir, o poder de polícia poderá ser vinculado.

 

Autoexecutoriedade

As ações da Administração Publica podem ser tomadas sem a obrigatoriedade de autorização do Poder Judiciário. Ou seja, a Administração age independentemente de aprovação prévia do Poder Judiciário (não está sempre presente).

 

Ela se divide em:

1) Exigibilidade → adoção de meios indiretos de coerção (como a multa, por exemplo), presente

em todos os atos.

2) Executoriedade→ adoção de meios direitos de coerção (uso da força, como no caso da interdição

de um estabelecimento, por exemplo), mas não esta presente em todos os atos.

 

Coercibilidade

Assim, a propriedade do poder de policia tem como seu último atributo a coercibilidade. Esse atributo informa que as determinações da Administração podem ser impostas coercitivamente ao administrado. Desse modo, o particular é obrigado a observar os ditames da Administração, independentemente de sua anuência.

Fonte: meus resumos

Gabarito A.

Para poder interditar o local, é possível que ocorra sem intervenção do judiciário devido à autoexecutoriedade. Mas, há atos que não possuem esse atributo. Exemplo: multa. (a multa não é autoexecutável)

Autoexecutoriedade: A administração pública pode executar diretamente suas decisões, sem precisar de intervenção judicial (interdição de estabelecimento, apreensão de mercadoria, demolição).

OBSERVAÇÃO: Não é um atributo que está presente em todas as medidas de polícia, apenas quando for expressamente prevista ou for uma medida urgente.

VALE SALIENTAR:

A APLICAÇÃO da multa detém de autoexecutoriedade, agora, a COBRANÇA da multa, não detém. Portanto, a doutrina é pacífica no sentido de que a cobrança de multa, quando não paga espontaneamente pelo particular, só poderá ser efetivada mediante ação judicial, sendo uma das hipóteses em que a Administração não poderá valer-se da autoexecutoriedade.

---------------------------------------------------------------------------------------------

GABARITO - LETRA A.

Romanos 12:12 - Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Gab - a

É só pensar no que está acontecendo no RJ hoje: a GM junto com a SEOP fiscalizando os camelôs.

STF: É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei a PJ de direito privado integrantes da API de KS majoritariamente público que prestem exclusivamente SP de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo