Leia os textos e responda.“Foi bonita a festa, pá Fiquei con...
“Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo renitente
um velho cravo para mim.
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
n’algum canto de jardim.”
“Embora ocorressem esmagadoramente no Terceiro Mundo, as revoluções da década de 1970 formaram um conjunto geográfica e politicamente mal distribuído.
Começaram, muito surpreendentemente, na Europa, com a derrubada, em abril de 1974, do regime português, do mais longevo sistema direitista do continente.”
(HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos São Paulo: Companhia das Letras 2010, p. 436.)
A Música de Chico Buarque de Holanda e o texto de Hobsbawm estão relacionados ao fato histórico:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O trecho da música de Chico Buarque e o excerto do livro "A Era dos Extremos", de Eric Hobsbawm, referem-se à Revolução dos Cravos, ocorrida em Portugal no ano de 1974. Esta revolução foi um importante marco histórico que resultou na derrubada do regime autoritário do Estado Novo, liderado por Salazar e, após sua morte, por Marcello Caetano.
A música ilustra a atmosfera da época, com sentimentos de esperança e mudança, simbolizados pelo "velho cravo" que o eu lírico guarda consigo. O cravo tornou-se um símbolo da revolução, quando os militares que lideraram o movimento e os civis que os apoiaram colocaram cravos vermelhos nas armas e nas fardas, como sinal de paz e transformação social.
O texto de Hobsbawm contextualiza o evento dentro do cenário global, destacando que, embora a maioria das revoluções da década de 1970 tenha ocorrido no Terceiro Mundo, a Revolução dos Cravos começou surpreendentemente na Europa, marcando o fim do mais longevo sistema direitista do continente naquele período.
Assim, a alternativa correta é a letra E - Revolução dos Cravos, que representa a ligação entre a arte, na forma da música de Chico Buarque, e a história, conforme analisada por Hobsbawm.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
e) revolução dos Cravos
A música de Chico Buarque de Holanda "Tanto Mar” e o texto de Hobsbawm tiveram como inspiração a revolução popular conhecida como "Revolução dos Cravos", Também conhecido como "25 de Abril" ou "Dia da Liberdade" em Portugal, movimento de 25/04/1974 que terminou com a ditadura no país (iniciada em 1926 por Antônio de Oliveira Salazar e chefiada em 1968 por Marcelo Caetano). Os militares revoltosos destituíram o governo, dando início a uma transição para a democracia. O nome "Revolução dos cravos" se deve ao fato de que essas flores foram distribuídas aos militares, durante o golpe, que as colocaram em suas fardas e nos canos de suas espingardas, criando assim um símbolo para a revolução.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo