Julgue o item subsecutivo, relativo à Instrução Normativa da...
Julgue o item subsecutivo, relativo à Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil n.º 971/2009 e n.º 1.234/2012 e à Lei Complementar n.º 116/2003.
É permitida a inscrição como segurado facultativo do regime
geral de previdência social da pessoa física maior de dezesseis
anos de idade que esteja filiada obrigatoriamente ao regime
próprio.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Art. 11. Decreto 3.048/99 É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
DICA DE SUCESSO: O Decreto 3048/99 determina que a idade mínima de filiação como facultativo é 16 anos. Já a Lei 8.212/91 determina que a idade mínima é 14 anos.
Qual norma está correta? A Lei 8212/91 está desatualizada. Atualmente a idade mínima para filiação do segurado facultativo é de 16 anos conforme o Decreto 3.048/99.
O que fazer na hora da prova? Depende! Se a assertiva pedir a redação legal o gabarito será 14 anos. Se não falar nada, 16 anos. Pode parecer absurdo, mas já foi cobrado assim!
Continuando...
O erro da assertiva está em dizer que ''é permitida'' a filiação como facultativo de segurado obrigatório de regime próprio. O servidor público pode se filiar ao RGPS como qualquer categoria de segurado (empregado, contribuinte individual e etc), exceto como facultativo, salvo se estiver de licença sem remuneração. Vejamos:
Art. 201 § 5º CF É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
GABARITO: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 971, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009
Art. 5º Segurado facultativo é a pessoa física maior de 16 (dezesseis) anos que, por ato volitivo, se inscreva como contribuinte da Previdência Social, desde que não exerça atividade remunerada que implique filiação obrigatória a qualquer regime de Previdência Social no País.
...
§ 2º É vedada a participação no RGPS, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa vinculada a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), salvo na hipótese de afastamento sem vencimento, desde que não permitida, naquela condição, contribuição ao respectivo RPPS.
O conceito de Segurado Facultativo é: A pessoa física maior de 16 anos que, por ato volitivo, se inscreva como contribuinte da Previdência Social, desde que não exerça atividade remunerada que implique filiação obrigatória a qualquer regime de Previdência Social no País. A questão até começa bem, porém o erro está em afirmar que "esteja filiado obrigatoriamente ao Regime Próprio".
na mesma linha:
CF art. 201
§ 5º É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, na qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência.
Questão de direito previdenciário.
Alô Fauth
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo