Analise as afirmativas a seguir: I. Nas crianças, a tuberc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1703567 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: I. Nas crianças, a tuberculose pós-primária costuma causar o comprometimento ganglionar mediastínico e cervical (forma primária), que se caracteriza por lesões bipolares, denominadas lúpus eritematoso sistêmico ou artrite reumatoide. II. A leptospirose humana apresenta manifestações clínicas muito variáveis, com diferentes graus de severidade. As manifestações clínicas variam desde formas assintomáticas e subclínicas até quadros clínicos graves associados a manifestações fulminantes. Didaticamente, as apresentações clínicas da leptospirose foram divididas considerando as fases evolutivas da doença: fase precoce (fase leptospirêmica) e fase tardia (fase imune). Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

Tema Central da Questão: Esta questão aborda o conhecimento sobre duas doenças infecciosas: tuberculose e leptospirose. Para responder corretamente, é necessário entender as características clínicas e apresentações típicas de cada uma dessas doenças. A questão testa a capacidade do aluno de identificar informações precisas e a distinção entre diferentes patologias.

Justificativa da Alternativa Correta:

Afirmativa I: A afirmativa é falsa. A tuberculose em crianças, quando chamada de "pós-primária", geralmente não é associada ao comprometimento ganglionar mediastínico e cervical, que é mais característico da forma primária da doença. Além disso, a descrição de "lesões bipolares denominadas lúpus eritematoso sistêmico ou artrite reumatoide" está incorreta. Lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide são doenças autoimunes e não são características de complicações tuberculosas.

Afirmativa II: A afirmativa é verdadeira. A leptospirose é realmente uma doença com apresentações clínicas muito variáveis. Pode ser assintomática ou apresentar quadros graves. Ela é didaticamente dividida em duas fases: a fase precoce (leptospirêmica) e a fase tardia (imune), conforme mencionado no enunciado.

Análise das Alternativas:

A - As duas afirmativas são verdadeiras. Esta alternativa está incorreta porque a afirmativa I é falsa, conforme explicado.

B - A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Esta alternativa está incorreta porque é justamente o contrário; a afirmativa I é falsa e a II é verdadeira.

C - A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. Esta é a alternativa correta, pois reflete com precisão a veracidade das afirmativas analisadas.

D - As duas afirmativas são falsas. Esta alternativa está incorreta porque a afirmativa II é verdadeira.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C, pois a afirmativa II está correta ao descrever as manifestações clínicas da leptospirose humana, que podem variar desde formas assintomáticas até quadros clínicos graves. Já a afirmativa I está incorreta ao afirmar que a tuberculose pós-primária costuma causar o comprometimento ganglionar mediastínico e cervical na forma primária, uma vez que a forma primária da tuberculose é caracterizada pela lesão pulmonar primária, e não ganglionar. Portanto, a alternativa C é a única que apresenta uma afirmativa correta e outra incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo