Comodato é a desincorporação de um bem que tenha sido trans...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comodato, também conhecido como empréstimo para uso, no direito civil e no direito escocês, é um empréstimo gratuito; um empréstimo, ou concessão gratuita de qualquer coisa móvel ou imóvel, por um certo período de tempo, com a condição de devolver ao indivíduo nas mesmas condições ao fim do prazo.
Fonte: Wiki
Gab. E
❌Errado.
Comodato = Empréstimo de bem.
❤️✍
O conceito da questão é de TRANSFERÊNCIA.
A TRANSFERÊNCIA é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de um órgão para outro dentro da mesma esfera de competência ou jurisdição.
GABARITO: ERRADO
De acordo com Cavalcante (2016),
“A incorporação de bens patrimoniais é a
inclusão de um bem ao acervo patrimonial de uma instituição e seu valor adicionado à conta ativo imobilizado”.
Segundo Barcelos (2017),
“A incorporação pode ser realizada para bens comprados, doados, construídos, permutados, em comodato ou, de fabricação própria”.
Comodato ocorre quando um bem de terceiros é incorporado através de empréstimo, ou seja, a
incorporação ocorrerá de forma temporária ao registro de ativos patrimoniais, de forma gratuita à organização. Portanto, a questão incorre em erro afirmar que comodato é uma forma de desincorporação.
FONTE: Prof. Francisco Sousa - Tec Concursos
Comodato é um ativo de terceiro, o qual fica em posse do destinatário por um determinado período, sendo necessário fazer uma devolução assim que solicitado pelo remetente.
Um exemplo para esta operação seria a remessa em comodato de um freezer que é enviada do fornecedor ao cliente para exposição de sorvetes na empresa, contudo, a geladeira pertence ao fornecedor e deverá ser devolvida quando solicitada por ele.
Portanto, tem caráter temporário.
Já a TRANSFERÊNCIA é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de uma matriz para uma filial. Por exemplo, a transferência de um freezer para uma filial de sorveteria.
Para a transferência de estoque, o responsável precisa tomar conhecimento sobre alguns dados, como:
- Mercadoria: precisa estar cadastrada de acordo com seus dados fiscais;
- Destino: a loja que irá receber a transferência precisa estar cadastrada;
- Quantidade: se o estoque possui o suficiente para processar a saída; entre outros.
Depois de realizar uma transferência, obviamente o estoque do item é acrescido no inventário da loja de destino e reduzido no inventário da loja de origem. Além disso, o valor total do estoque das lojas é atualizado considerando o valor de custo. Enfim, todo esse processo envolve a emissão de relatório, NF-e, checagem, além de outros documentos fiscais. Gerenciar tudo isso sem cometer erros e de forma ágil faz toda a diferença para o sucesso do negócio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo