Comodato é a desincorporação de um bem que tenha sido trans...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783878 Administração de Recursos Materiais
Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.
Comodato é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de um órgão para outro dentro da mesma esfera de competência ou jurisdição.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comodato, também conhecido como empréstimo para uso, no direito civil e no direito escocês, é um empréstimo gratuito; um empréstimo, ou concessão gratuita de qualquer coisa móvel ou imóvel, por um certo período de tempo, com a condição de devolver ao indivíduo nas mesmas condições ao fim do prazo.

Fonte: Wiki

Gab. E

❌Errado.

Comodato = Empréstimo de bem.

❤️✍

O conceito da questão é de TRANSFERÊNCIA.

A TRANSFERÊNCIA é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de um órgão para outro dentro da mesma esfera de competência ou jurisdição.

GABARITO: ERRADO

De acordo com Cavalcante (2016),

“A incorporação de bens patrimoniais é a 

inclusão de um bem ao acervo patrimonial de uma instituição e seu valor adicionado à conta ativo imobilizado”.

Segundo Barcelos (2017),

“A incorporação pode ser realizada para bens comprados, doados, construídos, permutados, em comodato ou, de fabricação própria”.

Comodato ocorre quando um bem de terceiros é incorporado através de empréstimo, ou seja, a 

incorporação ocorrerá de forma temporária ao registro de ativos patrimoniais, de forma gratuita à organização. Portanto, a questão incorre em erro afirmar que comodato é uma forma de desincorporação.

FONTE: Prof. Francisco Sousa - Tec Concursos

Comodato é um ativo de terceiro, o qual fica em posse do destinatário por um determinado período, sendo necessário fazer uma devolução assim que solicitado pelo remetente.

Um exemplo para esta operação seria a remessa em comodato de um freezer que é enviada do fornecedor ao cliente para exposição de sorvetes na empresa, contudo, a geladeira pertence ao fornecedor e deverá ser devolvida quando solicitada por ele.

Portanto, tem caráter temporário.

Já a TRANSFERÊNCIA é a desincorporação de um bem que tenha sido transferido, em caráter definitivo, de uma matriz para uma filial. Por exemplo, a transferência de um freezer para uma filial de sorveteria.

Para a transferência de estoque, o responsável precisa tomar conhecimento sobre alguns dados, como:

 

  • Mercadoria: precisa estar cadastrada de acordo com seus dados fiscais;
  • Destino: a loja que irá receber a transferência precisa estar cadastrada;
  • Quantidade: se o estoque possui o suficiente para processar a saída; entre outros.

 

Depois de realizar uma transferência, obviamente o estoque do item é acrescido no inventário da loja de destino e reduzido no inventário da loja de origem. Além disso, o valor total do estoque das lojas é atualizado considerando o valor de custo. Enfim, todo esse processo envolve a emissão de relatório, NF-e, checagem, além de outros documentos fiscais. Gerenciar tudo isso sem cometer erros e de forma ágil faz toda a diferença para o sucesso do negócio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo