As fases que constituem um inventário são: levantamento; ar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783881 Administração de Recursos Materiais
Para Fonseca, pode-se considerar como baixa patrimonial a retirada de bem da carga patrimonial do órgão, mediante registro da transferência deste para o controle de bens baixados, feita exclusivamente pelo setor de patrimônio, devidamente autorizado pelo gestor. A partir dessa informação, julgue o item quanto a patrimônio.
As fases que constituem um inventário são: levantamento; arrolamento; e avaliação.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O inventário é dividido em três fases:

  • Levantamento: compreende a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio e é subdividido nas seguintes partes: identificação, agrupamento e mensuração.
  • Arrolamento: é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento. O arrolamento pode apresentar os componentes patrimoniais de forma resumida e recebe a denominação “sintético”. Quando tais componentes são relacionados individualmente, o arrolamento é analítico;
  • Avaliação: é nesta fase que é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial. Os critérios de avaliação dos componentes patrimoniais devem ter sempre por base o custo. A atribuição do valor aos componentes patrimoniais obedece a critérios que se ajustam a sua natureza, função na massa patrimonial e a sua finalidade.

https://www.simplesinformatica.com/site/wp-content/uploads/2015/08/PM-RJ-Manual-Controle-Patrimonial.pdf

Vou fazer um comentário resumido.
levantamento: a pesquisa sobre quais e quantos são os bens de um estoque; arrolamento: o registro de características, como quantidade, tipo e qualidade das mercadorias; avaliação: a apreciação dos bens, ou seja, dizer o quanto cada item vale (fase opcional).

GABARITO: CERTO

Segundo Dias (2006), o inventário pode ser dividido em três fases:

“Levantamento, arrolamento e avaliação”.

Levantamento: compreende a coleta de dados sobre todos os elementos ativos e passivos do patrimônio e é subdividido nas seguintes partes: identificação, agrupamento e mensuração.

Arrolamento: é o registro das características e quantidades obtidas no levantamento. O arrolamento pode apresentar os componentes patrimoniais de forma resumida e recebe a denominação sintético. Quando tais componentes são relacionados individualmente, o arrolamento é analítico.

Avaliação: é nesta fase que é atribuída uma unidade de valor ao elemento patrimonial. Os critérios de avaliação dos componentes patrimoniais devem ter sempre por base o custo.

FONTE: Prof. Francisco Sousa - Tec Concursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo