Abaixo estão cinco enunciados seguidos de uma pressuposição ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito na alternativa D
Solicita-se indicação do enunciado cuja pressuposição possa ser tomada como adequada:
A) Heitor lamenta que os pais de sua namorada viajem neste final de semana / A viagem a ser realizada é pouco demorada;
Incorreta. Não há elemento que suporte a pressuposição. O fato de Heitor lamentar pode-se dar por elementos como a data da viagem ou sua duração elevada, vez que normalmente não se lamenta uma ausência breve;
B) Dois amigos meus vão a São Paulo no próximo domingo / Os dois amigos têm namoradas na cidade de São Paulo;
Incorreta. Não há quaisquer elementos que indiquem a existência de namoradas em São Paulo;
C) Me dá pena que uma moça como ela esteja saindo com o Carlos / Carlos está desempregado e sem dinheiro;
Incorreta. Não há elemento que suporte a pressuposição. O sentimento do enunciador pode ser causado pela conduta de Carlos, sua personalidade ou por elementos externos a ele ligados;
D) Aquele casal pretende bronzear-se em Copacabana / Em Copacabana faz sol constantemente;
Correta. Pressupõe-se corretamente que, se o casal deseja bronzear-se em Copacabana, lá deve haver incidência constante de luz solar;
E) Deixou de ir ao Rio pelo excesso de calor / A pessoa que viajaria ao Rio não possuía roupas adequadas.
Incorreta. Não há elemento que suporte a pressuposição. Em uma pressuposição lógica, concluiríamos que a ida ao Rio foi dispensada pelo desejo de não se expor à temperatura elevada, não pela ausência de vestes adequadas.
Eu sou o Carlos...
E quem disse que só dá para se bronzear no sol FGV FDP
"Constantemente" não seria extrapolação?
Fiquei entre D e E e infelizmente errei, marcando E. O comentário do colega Ivan Lucas, começou a me esclarecer, mas ainda fiquei em dúvida...
A questão pede uma pressuposição necessária para que o enunciado faça sentido.
Não sei se entendi muito bem, mas me parece que a pressuposição precisa explicar o porquê da afirmação de forma lógica, isto é, o conteúdo da pressuposição precisa estar completamente relacionado ao conteúdo do enunciado, justificando-o PLENAMENTE (e não acrescentando novas informações, não relacionadas com o enunciado, como fez a letra E).
Acredito que a letra E está errada, porque a pressuposição, não explica necessariamente o motivo de deixar de fazer uma viagem para uma cidade quente.
O fato de não ter roupas adequadas não é determinante para se deixar de fazer uma viagem para uma cidade quente, porque essa é uma condição que pode ser mudada, seria o caso de comprar novas roupas, por exemplo. NÃO TER ROUPAS ADEQUADAS, NÃO JUSTIFICA PLENAMENTE DEIXAR DE FAZER UMA VIAGEM.
Então, segundo entendi, a alternativa E estaria correta, caso a pressuposição fosse a seguinte: "Deixou de ir ao Rio pelo excesso de calor / A pessoa que viajaria ao Rio desmaiava sempre que sentia calor excessivo."
Desmaiar sempre que sente calor excessivo, justifica PLENAMENTE deixar de ir ao Rio pelo excesso de calor, assim como o fato de em Copacabana fazer sol constantemente, justifica PLENAMENTE que o casal pretenda bronzear-se lá.
ESSA FOI A LINHA DE RACIOCÍNIO E DE INTERPRETAÇÃO QUE CONSEGUI CONSTRUIR, A PARTIR DOS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS. POR FAVOR, SE EU ESTIVER ERRADA, ME CORRIJAM. (E QUEM NÃO TIVER ENTENDIDO COMPLETAMENTE, COMO EU, PEÇA COMENTÁRIO DO PROFESSOR, PLEASE *-* )
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. ISAÍAS 40:28-31
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo