Conforme levantamento feito em uma fábrica de calçados por ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q179459 Enfermagem
Conforme levantamento feito em uma fábrica de calçados por fiscais de uma delegacia regional do trabalho, verificaram-se várias inconsistências referentes aos riscos ocupacionais: trabalhadores (regidos pela CLT) que ignoravam as legislações trabalhistas por falta de profissionais qualificados para treiná-los, levando-os à não-adesão ao uso de equipamentos de proteção individual, somados à falta de equipamentos de proteção coletiva; extintores de incêndio com prazos de validade vencidos; além de acidentes de trabalho sem notificação. Com referência a essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - A Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é país-membro, estabelece normas e princípios concernentes à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente do trabalho.

A questão aborda os riscos ocupacionais e a importância das normas e regulamentações para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em ambientes de trabalho. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre normas regulatórias, convenções internacionais e métodos de segurança no trabalho.

Justificativa da Alternativa Correta:

Alternativa C: A Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é um acordo internacional focado em segurança e saúde ocupacional. Ela estabelece diretrizes gerais para a promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, englobando tanto a segurança quanto a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente de trabalho. O Brasil é signatário deste acordo, o que faz com que suas diretrizes sejam aplicáveis no território nacional.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: A árvore de causas é uma metodologia usada para investigar e analisar tanto acidentes de trabalho como doenças ocupacionais. Portanto, a afirmação de que ela é ineficaz por contemplar apenas doenças ocupacionais está incorreta.

Alternativa B: O limite de tolerância para ruído em ambientes industriais segue a Norma Regulamentadora NR 15. Para uma jornada de seis horas diárias, o limite máximo é de 85 dB(A), não 100 dB(A), tornando essa alternativa incorreta.

Alternativa D: A NR 23 trata de medidas de proteção contra incêndios, incluindo a utilização de extintores. O extintor de água pressurizada é indicado para fogos de classe A, que envolvem materiais sólidos combustíveis. Portanto, a indicação de uso para fogos de classe D está incorreta.

Alternativa E: Conforme a legislação trabalhista brasileira, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deve ser emitida até o primeiro dia útil após o acidente, e não após dez dias. A empresa que não cumpre essa exigência pode ser responsabilizada por omissão, mas o prazo mencionado na alternativa está incorreto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) ERRADO. A análise de riscos utilizando a árvores de causas contempla a análise do acidente de trabalho, a partir da investigação das situações/eventos que podem resultar no acidente de trabalho. 

b) ERRADO. O limite de Tolerência para exposição a ruído em 6 horas de exposição é de 85 Db. 

c) GABARITO. A Convenção 155 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é país-membro, estabelece normas e princípios concernentes à segurança, à saúde dos trabalhadores e ao ambiente do trabalho.

d) ERRADO.  O extintor tipo "Água Pressurizada", ou "Água-Gás", deve ser usado em fogos da Classe A, com capacidade variável entre 10 (dez) e 18 (dezoito) litros. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

e) ERRADO.  A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Em caso de morte, a comunicação deverá ser imediata.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo