As imagens de pessoas na fila do osso, atrás de restos de ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1962598 Atualidades

As imagens de pessoas na fila do osso, atrás de restos de carne, ou à espera do lixo do supermercado percorreram os meios de comunicação no último trimestre de 2020, quando mais da metade da população brasileira passou a conviver com algum tipo de insegurança alimentar. 


Imagem associada para resolução da questão

Pessoas na fila para comprar as sobras de osso de caminhões que abastecem de carne os supermercados (Petrópolis – RJ, 2020).


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada entre 2004 e 2013, mostrava uma redução progressiva da insegurança alimentar em todo o País. Mas, em 2022, com a deterioração da situação, a fome retornou aos patamares de 2004.

A respeito dos fatores que contribuíram para esse retrocesso, analise as afirmativas a seguir.


I. Esse aumento da insegurança alimentar é fruto de um conjunto de fatores, como aumento do desemprego, desaceleração do crescimento do salário-mínimo e piora de políticas sociais.

II. A pandemia agravou a pobreza, acentuando desigualdades socioeconômicas e alimentares, especialmente o acesso a alimentos saudáveis de forma regular e em quantidade e qualidade suficientes.

III. A fome e a insegurança alimentar no Brasil têm causas circunstanciais, relacionadas à interrupção do fornecimento aos mercados e às cadeias de abastecimento, devido à crise pandêmica de saúde.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas