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Q824805 Engenharia de Software

Julgue o item que se segue acerca das estruturas homogêneas de dados, do conceito de pilhas e da programação orientada a objetos.

Na programação orientada a objetos, é por meio dos objetos que se modela o software em termos reais.

Alternativas

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Gabarito: C - Certo

A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de programação que utiliza "objetos" para modelar o software de maneira mais próxima do mundo real. Cada objeto na POO pode representar uma entidade do mundo real, seja ela física ou conceitual, e possui atributos (características) e métodos (comportamentos).

A alternativa está correta porque na POO, de fato, modelamos o software utilizando objetos para espelhar entidades e conceitos do domínio do problema. Isso é feito para que o software seja mais intuitivo e reutilizável, além de facilitar a manutenção e o entendimento do código. Ao criar classes, que são os "moldes" para objetos, definimos os estados possíveis e os comportamentos que esses objetos terão. Quando um objeto é criado a partir de uma classe, ele herda essas características, podendo ainda ter estados e comportamentos adicionais específicos.

Por exemplo, em um sistema de gestão de uma biblioteca, poderíamos ter uma classe chamada Livro, que representaria todos os livros da biblioteca. Cada objeto Livro teria atributos como título, autor e ISBN, e métodos para emprestar o livro ou registrá-lo como devolvido. Desse modo, a programação orientada a objetos permite que representemos o conceito de um livro no mundo real como um objeto no software.

Entender a programação orientada a objetos é crucial para a Engenharia de Software, pois muitos sistemas são construídos usando este paradigma, o que facilita o desenvolvimento de aplicações complexas, dividindo-as em unidades menores e mais gerenciáveis, com a possibilidade de reutilização de código e a facilidade de manutenção.

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Comentários

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Objetos? 
É por meio das classes que se modelam o software. Se ele usa a palavra modelagem não dá mais para entender objeto de forma generalista.

Mas uma vez a Quadrix forçando a barra, uma questão mal formulada. 

 

O diagrama de Objeto de fato existe, porém não é utilizado para o propósito de modelagem conforme afirma a questão. Tal diagrama é utilizado para representar as instâncias de classes do sistema em um determinado momento de sua execução.

 

"O diagrama de objetos é uma variação do diagrama de classes e utiliza quase a mesma notação. A diferença é que o diagrama de objetos mostra os objetos que foram instanciados das classes. O diagrama de objetos é como se fosse o perfil do sistema em um certo momento de sua execução."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_objetos

 

Para modelagem o mais correto seria o diagrama de CLASSE

Questão bem mal formulada.

Pelo que vejo das questões da Quadrix, quando você lê uma questão e fica tipo "?????????????" a questão está certa. Esta é mais um exemplo. Mas vamos tentar entender um pouco. Quando você utiliza programação orientada a objetos, você modela um software com base em objetos reais. Por exemplo um carro, você teria uma classe Carro, que herdaria de automóvel e etc.

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