São características da linguagem SQL, EXCETO:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307885 Banco de Dados
São características da linguagem SQL, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

O SQL, ou Linguagem de Consulta Estruturada, é uma ferramenta padrão para manipulação de bancos de dados relacionais. É essencial compreender suas características para realizar consultas e operações de banco de dados efetivamente. As capacidades do SQL são abrangentes, permitindo não somente a manipulação de dados mas também o controle de acesso através da Linguagem de Controle de Dados (DCL), e é amplamente usado em arquiteturas cliente-servidor. A linguagem é estruturada e possui uma Linguagem de Manipulação de Dados (DML) para incluir, alterar e excluir informações dentro das tabelas do banco de dados.

Analisemos por que a Alternativa A é a correta. O uso do termo "extenso" pode levar a uma interpretação subjetiva, mas a verdade é que o SQL, embora rico em funcionalidades, é uma linguagem enxuta. O conjunto de comandos é bem definido e projetado para atender de forma eficiente e específica às necessidades da gestão de bancos de dados relacionais. Além disso, o que torna o SQL poderoso não é apenas a quantidade de comandos, mas a maneira como eles podem ser combinados e usados para construir consultas complexas e operações de gerenciamento de banco de dados.

Para resolver questões dessa natureza é necessário ter conhecimento sobre o escopo e as funcionalidades da linguagem SQL. Sabendo isso, fica evidente que a Alternativa A é a única que não descreve uma característica do SQL, pois a quantidade de comandos não é excessivamente grande, sendo bem definida e direcionada para as operações em bancos de dados relacionais.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Linguagem de Manipulação de Dados da SQL.

Subcategoria da SQL que permite a visualização e alteração do conteúdo dos dados de tabelas básicas, temporárias ou visões.

É de valia tanto para o Administrador de Banco de Dados, porém tem seu uso mais freqüente com os desenvolvedores de aplicação e usuários avançados.

Quatro comandos integram esta classe:

• SELECT – Seleção de atributos de uma tabela
• INSERT – Inclusão de uma ou várias tuplas em uma tabela
• DELETE – Remoção de uma ou várias tuplas de uma tabela
• UPDATE – Atualização de valores de atributos

Jonas, apenas uma correção, você restringiu SQL a comente comandos DML. Na verdadade, SQL é uma linguagem para manipulação de SGBD e possui 6 categorias de comandos: DDL, VDL, SDL, DML, DCL e DTL. Ver um pouco da história do SQL:

- Durante o desenvolvimento do sistema R, pesquisadores da IBM desenvolveram a linguagem SEQUEL, primeira linguagem de acesso para Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais.

- ISO e ANSI lançou em 1986 a primeira versão do padrão da linguagem SQL, o SQL-86.

- A linguagem passou por aperfeiçoamentos em 1989 e, em 1992, foi lançada a SQL-92 ou SQL2.

- Um novo padrão, chamado de SQL-99 ou SQL3 foi lançado no ano de 2000. Foi o primeiro padrão a estender a linguagem para permitir a utilização de tipos de dados complexos e a incorporar características da orientação a objetos.

- Após uma grande revisão do padrão SQL3 foi lançada a SQL:2003. Nesta verão foi adicionada uma nova parte ligada ao tratamento de XML.

Na minha opinião, a questão abordou subjetividade ao afirmar que SQL não possui um número extenso de comandos. O quanto é extenso? SQL tem mais de 100 comandos distribuídos dentre as 6 categorias listadas acima.

Bons estudos!
Questão totalmente subjetiva, eu posso considerar que o número de comandos é pequeno e outra pessoa considerar o número de comandos extenso.

Discordo totalmente da resposta do gabarito. Pra mim, a resposta seria B. O motivo: A alternativa é taxativa: É UTILIZADA NAS REDES CLIENTE-SERVIDOR (...). Ora, eu posso ter uma rede cliente-servidor sem sequer ter um banco de dados envolvido.

Concordo com Sergio Raulino e com Alessanderson Almeida que diz que a letra 'B' foi taxativa. Posso ter um sistema SGBD em máquina local, pois nada me impede. Quanto a letra 'A' podemos dizer que temos muitos comandos ou alguem pode dizer estes mais de cem comando sem consulta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo