Assinale a opção correta a respeito do processo de independê...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta é a letra C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com a revolução do porto em 1820, desencadeou o clima de liberdade no Brasil. Onde a revolução do porto foi uma das causas para a independência do Brasil.
E uma OBS: O BRASIL DESDE 1815 foi elevado a categoria de reino unido.
GABARITO(C)
a) O movimento republicano secessionista no norte do Brasil, em 1820, propiciou a conscientização da elite do sudeste da necessidade da independência, a fim de se impedir que regiões brasileiras a fizessem autonomamente e se desintegrassem do território nacional. - Acho que a banca quis confundir o candidato sobre a Insurreição Pernambucana (1817), que foi no NE, que queria de fato um governo republicano e independente.
b) Embora o exclusivismo comercial tenha acabado em 1808, com a abertura dos portos às nações amigas, somente em 7 de setembro de 1822, o Brasil deixou de ser colônia política. - Já em 1815 o Brasil tem a elevação de seu status político, tornando-se Reino Unido a Portugal e Algarves.
c) A Revolução Liberal do Porto, em 1820, criou, tanto em Portugal quanto no Brasil, um clima de liberdade, que favoreceu a discussão de novas ideias políticas.- CERTO
d) A tentativa das Cortes de Lisboa de impor à colônia brasileira a condição de Reino Unido, por acarretar impostos adicionais à elite local, foi o fato desencadeador da Proclamação da Independência do Brasil. - BRA já era Reino Unido a Portugal e Algarve desde 1815.
e) A derrota portuguesa da tentativa de ocupar a Banda Oriental desmoralizou D. João perante as elites brasileiras e contribuiu para o surgimento do projeto de rompimento dos laços coloniais. - em sua 2a tentativa (1817), D. João logra anexar a Banda Oriental, que passou a ser chamada de província da Cisplatina. Seu sucesso foi, em parte, devido ao enfraquecimento da resistência de Artigas, com menor apoio externo (Bunos Aires, ING) e internamente (elites contra seu projeto popular que envolvia reforma agrária).
A Revolução Liberal do Porto reuniu setores da burguesia portuguesa que demandavam o retorno da família real e a constitucionalização do reino. O projeto liberal foi recebido com simpatia pelos liberais da Corte e do movimento constitucionalista do Rio de Janeiro. De forma geral, consistia na volta de D. João VI e sua família para Lisboa,que deixaria seu filho Pedro na colônia, além da eleição de deputados para as Cortes constitucionais em todas as províncias, inclusive no Brasil e na África. Porém, o debate nas Cortes resultou em modelos políticos inaceitáveis para os brasileiros, pois propunham a volta ao sistema colonial tradicional. A elite brasileira-portuguesa interiorizada , por sua vez, vinculou-se então à figura do príncipe regente D. Pedro e elaborou um projeto político emancipatório, que atendesse aos interesses desse grupo.
A resposta correta é a letra C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo