“Grandes vazamentos de petróleo não são mais novidade nesta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q212297 Atualidades
Grandes vazamentos de petróleo não são mais novidade nesta vasta terra tropical. Segundo estimativas, faz 50 anos que o delta do rio Níger, onde a riqueza subterrânea é desproporcional à pobreza da superfície tolera, todo ano, o equivalente ao vazamento do Valdes Exxon. Quase toda semana ocorre vazamento e alguns pântanos estão sem vida há muito tempo. (...) Há algumas semanas, segundo eles, uma tubulação da Royal Dutch Shell, que estava estourada em um manguezal, foi finalmente fechada depois de dois meses de vazamento: agora, nenhum ser vivo se mexe mais nesse mundo preto e marrom, que já foi uma vez cheio de camarões e caranguejos. Não muito longe dali, no afluente Gio Creek, ainda há manchas pretas provenientes de um vazamento que ocorreu em abril e, logo na divisa do estado, em Akwa Ibom, os pescadores se aborrecem com suas redes manchadas de óleo, duplamente inúteis em um mar estéril, destruídas por um vazamento de uma tubulação costeira da Exxon Mobil, que durou semanas.”

(por Adam Nossiter, do New York Times)

Sobre o texto e o contexto econômico e geográfico mundial, analise:

I. Referencia o vazamento constante de petróleo em regiões miseráveis da África e da Ásia Oriental.

II. Comenta a ação poluidora de duas grandes petroleiras – a primeira de origem britânica e holandesa, e a segunda, norte-americana.

III. A região citada pertence à Nigéria, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, localizada no Oriente Médio.

IV. Relaciona os acidentes, envolvendo petróleo nessa região com os vazamentos ocorridos no Golfo do México e do navio Valdes Exxon, no Alaska.

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas