Segundo os conceitos relacionados às formas de construção de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1246531 Programação
Segundo os conceitos relacionados às formas de construção de um Software, em relação aos conceitos da P.O.O., pode-se afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra C

A alternativa correta é a letra C, que afirma: "A Herança se caracteriza pela passagem de características de duas Classes entre si." Este conceito é um dos pilares da Programação Orientada a Objetos (POO), sendo fundamental para a reutilização de código e organização do software.

Na POO, a herança permite que uma classe filha herde atributos e métodos de uma classe mãe, ou seja, uma classe mais genérica. Isso significa que tudo o que foi definido na classe pai (ou superclasse) é herdado pela classe filha (ou subclasse), permitindo que esta última tenha acesso a essas funcionalidades e possa estendê-las ou modificá-las conforme necessário, sem a necessidade de reescrever código. A herança promove o reuso e a capacidade de criar novas funcionalidades a partir das existentes.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Letra A: A afirmação está incorreta porque na herança, são as classes mais concretas que herdam características de classes mais abstratas, e não o inverso.
  • Letra B: Esta afirmação confunde o conceito de abstração, que na verdade é o processo de ocultar os detalhes complexos e mostrar apenas os detalhes essenciais de um objeto ou sistema.
  • Letra D: O polimorfismo permite que objetos de diferentes classes relacionadas por herança sejam tratados de forma unificada. Embora represente situações do mundo real, essa alternativa é muito genérica e não captura a essência do conceito.
  • Letra E: Esta é uma afirmação incorreta porque as classes são uma característica fundamental da POO e não da programação estruturada, que não utiliza classes mas sim funções e procedimentos.

Entender esses conceitos é essencial para projetar sistemas robustos e facilmente manuteníveis, onde você pode aplicar os princípios de herança para estabelecer relações hierárquicas entre as classes e encorajar o reuso de código.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Marquei a C por falta de opção, mas discordo desse "entre si".

A classe Filha não passa característica para a classe Pai.

Também achei estranho, entretanto é a menos incoerente. A letra B se for lida sem atenção pode induzir ao erro.

Queria saber de qual bibliografia retiraram essa questão, essa banca tem algumas definições estranha tratando-se de POO.

A alternativa C dá a entender com o "entre si" que uma passa características para a outra, sendo que na realidade temos, apenas, um pai passando pra filha.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo