A terapia ocupacional para portadores de visão subnormal é ...
A terapia ocupacional para portadores de visão subnormal é um processo de tratamento que utiliza a atividade como recurso, possibilitando através dela viabilizar a expressão, a espontaneidade, o conhecimento das potencialidades e das limitações dos clientes durante suas ações.
Nesse sentido, a terapia ocupacional, através da atividade e do vínculo terapêutico, favorece ao indivíduo a expressão dos sentimentos, facilitando a elaboração e a melhora da autoestima; instrumentaliza o sujeito para o desenvolvimento de seu potencial, favorecendo o conhecimento de suas habilidades e promovendo conscientização de suas reais limitações e capacidades, promovendo, assim, a integração social. (Por: Rita de Cássia Ietto Montilha. Terapeuta Ocupacional. Mestre em Neurociências – Oftalmologia. Docente em educação Especial e Reabilitação do Centro de Estudos e Pesquisas em reabilitação.) - (Texto adaptado)
Sobre “Material e métodos”, no contexto enunciado, analise as proposições seguintes:
I. O processo de tratamento da terapia ocupacional ocorre através de atendimento semanal, individual ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada cliente, utilizando-se a atividade como recurso.
II. O caráter das atividades desenvolvidas é bastante amplo, podendo ser, entre outras, atividades expressivas, artísticas, artesanais, lúdicas, corporais, criação de adaptações etc.
III. O indivíduo com visão subnormal chega ao serviço de reabilitação não compreendendo muito bem o que significa a visão que apresenta, muitas vezes questiona seu diagnóstico e tenta quantificar em porcentagens o quanto ele vê.
IV. Durante o tratamento, na terapia ocupacional, tem-se a preocupação de que esse indivíduo perceba, através de suas ações, que é possível qualificar sua visão e não apenas quantificá-la e que, durante os atendimentos, ele terá oportunidade de vivenciar o uso de seu resíduo visual conhecendo seu potencial de uma forma mais clara.
V. Nesse tipo de atendimento, o terapeuta sentese obrigado a inverter a ordem da anamnese, efetivando-a no final dos procedimentos, em razão da necessidade de observação detalhada dos procedimentos.
Estão corretas: