Magali é psicóloga aprovada recentemente no concurso do TJRO...
Magali é psicóloga aprovada recentemente no concurso do TJRO e, em entrevista com família em processo de Vara de Família, teve acesso a informações que não guardam qualquer relação com o conteúdo do processo judicial.
Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, Magali deve:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Prova da FGV cobrando legislação desatualizada ... vai vendo. Porém, é possível responder de acordo com o código de ética, vejamos:
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05
Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos (dentre os quais se incluem os magistrados):
- b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
Gabarito: B
"2.1.Princípios Éticos
Na elaboração de DOCUMENTO, o psicólogo baseará suas informações na observância dos princípios e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Enfatizamos aqui os cuidados em relação aos deveres do psicólogo nas suas relações com a pessoa atendida, ao sigilo profissional, às relações com a justiça e ao alcance das informações - identificando riscos e compromissos em relação à utilização das informações presentes nos documentos em sua dimensão de relações de poder."
Resolução CFP nº 007/2003
A- Incorreta - deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico;
B- Correta - reportar em seu relatório apenas as informações atinentes ao processo em respeito ao sigilo profissional;
C- Incorreta - pode produzir relatório atenta a delicadeza das informações trazidas pela família e escrevendo apenas o que for necessário e pertinente ao caso para a justiça;
D- Incorreta - apresentar por escrito em um documento psicológico as informações necessárias e pertinentes;
E- Incorreta - apresentar por escrito em um documento psicológico resguardando o caráter confidencial das comunicações.
Gabarito: B
- Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
Gab B
É importante sempre manter o sigilo e prestar as informações estritamente importantes para o caso.
A resolução 007/2003 foi revogada pela resolução 006/2019.
A) ERRADO. A expressão 'todos' constitui possível falta ético-disciplinar pois só deve ser fornecidas informações estritamente necessárias e pertinentes ao caso e que respondam à demanda solicitada.
B) CERTO. É a alternativa mais coerente e vai de encontro à explicação da alternativa anterior.
C) ERRADO. Não é justificativa circunstanciada o suficiente para se abster.
D) ERRADO. Constitui falta ético-disciplinar pois a psicóloga não tem função de decidir por audiência ou não e se o for, será convocada por juiz e neste momento, fornecerá informações estritamente necessárias.
E) ERRADO. A psicóloga não deve se subordinar técnica e profissionalmente à outras áreas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo