A aplicação do arranjo do tipo organizacional exige uma enti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista |
Q64386 Arquivologia
O princípio de respeito aos fundos é, segundo a literatura
arquivística, o fundamento do arranjo em arquivos. Uma
classificação geral de documentos por fundos e por assunto é a
única maneira adequada de se assegurar a realização imediata de
uma ordem regular e uniforme.

T. R. Schellenberg. Arquivos modernos. Princípios e
técnicas. Rio de Janeiro: FGV, 2005, p. 244 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
26 a 34, acerca do arranjo nos arquivos permanentes.

A aplicação do arranjo do tipo organizacional exige uma entidade (pública ou privada) estável do ponto de vista institucional, sem alterações sistemáticas de sua estrutura organizacional.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

O princípio do respeito aos fundos é um dos alicerces da Arquivologia e refere-se à manutenção dos documentos de uma entidade produtora (ou fundo) agrupados, sem misturá-los aos documentos de outras entidades. Isso permite compreender o contexto de produção e a organização dos documentos e assegura a preservação do seu valor probatório e informativo. Quando falamos em arranjo do tipo organizacional, estamos considerando que a classificação dos documentos de arquivo será baseada na estrutura da entidade que os produziu.

O enunciado menciona a necessidade de estabilidade institucional para a aplicação efetiva do arranjo organizacional. Isso ocorre porque alterações frequentes na estrutura de uma organização podem interferir na continuidade e clareza do arranjo dos documentos, dificultando a compreensão da proveniência e da ordem original. Uma entidade com estrutura estável facilita a aplicação do princípio de respeito aos fundos, pois a consistência na produção, acumulação e organização dos documentos reflete a constância da estrutura organizacional.

Portanto, a aplicação do arranjo organizacional exige sim uma entidade estável do ponto de vista institucional, confirmando a correção da afirmativa. Este é um aspecto fundamental para arquivistas e gestores de documentos que trabalham com a organização de arquivos permanentes, pois o respeito à estrutura da entidade produtora e a consistência de seus documentos são essenciais para garantir a integridade do arquivo e a eficiência na recuperação da informação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para que se torne viavel o arranjo Organizacional (estrutural) é necessario que a Instituição não sofra periodicas mudanças em sua estrutura. Entendendo que um arranjo Organizacional acompanha a estrutura da organização (organograma estrutural). Se uma instituição periodicamente cria ou extingui uma dada Secretaria ou ou setor aconselha-se que ela siga o arranjo Funcional ou misto (estrutura/funcional).
 

O arrajo funcional acompanha as mudanças organizacionais da Instituição sem mudanças no arranjo, pois ao invés de retratar a estutura da instituição ela retrata as ativdades/funções, podendo então, os setores mudar de nome varias vezes sem que haja mudança no arranjo.

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo